<span>Visitas Virtuais</span>
Desinfestação de espaços públicos
Designamos como praga a existência de um grande número de indivíduos de espécies de animais não domésticas, cuja presença afeta a qualidade de vida dos cidadãos pela possibilidade de transmissão de doenças, pela perturbação das atividades diárias e eventual prejuízo económico devido à contaminação de bens alimentares e danificação e conspurcação de residências.

As pragas mais comuns em meio urbano são os ratos e as baratas, ocorrendo também pontualmente problemas associados a pulgas e outros insetos.

O serviço de controlo de pragas é assegurado por empresa especializada certificada para o feito, contratada pela Câmara Municipal do Porto, e prevê a desinfestação regular em espaços públicos, escolas municipais, redes de águas residuais e edifícios municipais. A realização destes tratamentos preventivos de desinfestação tem como finalidade a proteção da saúde e do bem-estar dos cidadãos, garantido a salubridade do espaço público e procurando também diminuir as solicitações de desinfestações por parte dos munícipes.

A eficácia destas ações preventivas depende também da colaboração de todos os cidadãos, que devem utilizar corretamente os equipamentos de deposição de resíduos, depositando os resíduos indiferenciados no contentor em sacos bem fechados e nunca os deixar no exterior do equipamento, não alimentar animais com detritos passíveis de conspurcar a via publica, manter os alimentos armazenados em locais fechados, limpos e vistoriados periodicamente.
No caso de verificar infestações de ratos, baratas ou outro tipo de insetos no espaço público, pode solicitar a intervenção dos nossos serviços através do endereço de correio eletrónico dm.gestaoambiental@cm-porto.pt