<span>Visitas Virtuais</span>
Crematório
O Crematório do Porto situa-se na zona sul do Cemitério do Prado do Repouso, junto à escarpa para o Rio Douro. Ocupa uma área de 980 m2, donde se desfruta excelente vista para Gaia, para o Douro e para a Ponte de S. João. 
O edifício e jardins anexos foram projectados pelo Arqt. Manuel da Silva Lessa, com grande sobriedade, harmonia e beleza. O revestimento do edifício é de tijolo, com amplo painel de vidro em toda a face da Sala de Despedidas, do lado do Roseiral. 
No jardim, uma bela escultura moderna do Pintor Armando Alves, evoca, numa forma jacente, a morte e o retorno à terra. Nos jardins do Crematório destaca-se o Roseiral, local onde são inumadas as cinzas, junto a cada roseira. 

O forno do Crematório, de fabrico inglês, é moderno e corresponde em absoluto a todas as exigências legais de Portugal e da União Europeia. O alvará para cremação foi concebido ao Cemitério do Prado do Repouso em 15 de Dezembro de 1995, pelos Ministérios da Administração Interna e Saúde, após parecer favorável do Ministério do Ambiente.