Ciclo cultural dos Cemitérios 2016
Teve início no próximo domingo, 17 de abril, o XI Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto 2016 com uma visita guiada ao Cemitério de Agramonte, conduzida pela historiadora de música, Ana Maria Liberal, acompanhada pelo violoncelista António Oliveira, a harpista Eleonor Picas e a violinista, Lilit Davtyan.

Serão visitados os túmulos dos músicos ali inumados: Miguel Ângelo Pereira, Nicolau Medina Ribas, Pedro Blanco, Helena Sá e Costa e Guilhermina Suggia.

A exemplo dos anos anteriores, fazem parte do programa, visitas guiadas noturnas pelo historiador de arte Francisco Queiroz, visita aos túmulos dos fotógrafos inumados no Cemitério do Prado do Repouso por Maria do Carmo Serén, entre outros.

Os Cemitérios Municipais do Porto são os únicos cemitérios portugueses pertencentes à Association of Significant Cemiteries in Europe e membros fundadores da Rota Europeia dos Cemitérios, reconhecida pelo Conselho da Europa a 10 de junho de 2010.

De um modo geral, o visitante dos cemitérios municipais do Porto - turista cultural, jovens, famílias, estudantes do Secundário ou universitários - faz uma visita generalista e está recetivo à orientação dada pelo guia. Estes percursos permitem descobrir um importante repositório de peças de arquitetura e escultura oitocentista, que constituem um manancial inesgotável de história socioeconómica e cultural.

Veja aqui o programa

+Info: Necessária pré-inscrição