Orgânicos
A recolha seletiva de resíduos orgânicos porta-a-porta teve início em 2008, com 120 aderentes, contando atualmente com cerca de 625 aderentes. Em 2016, foram recolhidas e valorizadas aproximadamente 5 100 t de resíduos orgânicos.

Este serviço tem como objetivo a recolha seletiva de resíduos orgânicos por forma a promover a valorização desta fração, diminuindo a sobrecarga dos equipamentos destinados à deposição de resíduos indiferenciados. Da valorização dos resíduos orgânicos resulta um composto aplicável nos solos.

Funcionamento do serviço


Uma vez formalizado o pedido de adesão ao serviço, é realizado um primeiro contacto entre o responsável pelo serviço e o utilizador, sendo-lhe apresentado o modo de funcionamento do serviço e as suas regras, e procedendo-se à entrega de um equipamento para deposição dos resíduos orgânicos. A capacidade do contentor é definida de acordo com a produção de resíduos do estabelecimento.

Quando prestado na Ribeira, o serviço contempla a recolha dos equipamentos no interior dos estabelecimentos e a sua substituição por equipamentos limpos. Os equipamentos cheios são transportados para uma estação de transferência onde ficam armazenados, sendo posteriormente descarregados para uma viatura de recolha.  

Quando prestado no restante Município, o serviço contempla a recolha dos equipamentos no interior dos estabelecimentos e a sua devolução ao utilizador no mesmo momento. 

A reposição dos equipamentos danificados é assegurada pelo Município, sem custos diretos para o aderente.


A quem se destina?

Setor não residencial (supermercados, frutarias, hotéis, restaurantes, cafés, cantinas, etc).

Como aderir?

O pedido de adesão é realizado através da: 
  • Ecolinha - linha gratuita, de 2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 17h - 800 205 744 ou ecolinha@cm-porto.pt
  • Lipor - 229 770 100 ou info@lipor.pt 

Horário de realização do serviço

De 2ª a Sábado, entre as 14h e as 19h. Na Ribeira, o serviço é realizado de 2ª a Domingo entre as 16h e as 18h e de 2ª a Sábado entre as 23h e as 24h.

Destino dos Resíduos

Os resíduos recolhidos são encaminhados para a Central de Valorização Orgânica da Lipor.