Recolha seletiva na Ribeira
A recolha seletiva multimaterial porta-a-porta na Ribeira teve início em 2015, com 95 aderentes, contando atualmente com cerca de 100 aderentes. 

Com a prestação deste serviço, o Município pretende promover a separação dos resíduos na fonte, incrementando a quantidade e a qualidade dos materiais encaminhados para a Central de Triagem da Lipor e, posteriormente, para reciclagem. Adicionalmente, diminui-se a sobrecarga dos equipamentos de proximidade existentes.

Funcionamento do serviço

Uma vez formalizado o pedido de adesão ao serviço, é realizado um primeiro contacto entre o responsável pelo serviço e o utilizador, sendo-lhe apresentado o modo de funcionamento do sistema e as suas regras. Procede-se ainda ao agendamento dos dias de recolha, de acordo com a produção de resíduos de cada estabelecimento, e à entrega do primeiro conjunto de sacos (papel, vidro e embalagens), cada um com capacidade para 90 ou 120 litros. 

Aquando da recolha, são entregues aos utilizadores novos sacos, em quantidade adequada às suas necessidades, sendo que a todo o momento podem os utilizadores solicitar a entrega suplementar de sacos, através da Ecolinha.

A quem se destina?
Sector não residencial (sapatarias, centros de cópias, supermercados, agências de publicidade, gráficas, escritórios, bancos, seguradoras, agências de viagens, hotéis, restaurantes, cafés, etc).

Como aderir?
O pedido de adesão é realizado através da Ecolinha - linha gratuita, de 2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 17h - 800 205 744 ou ecolinha@cm-porto.pt.

Horário de realização do serviço
De 2ª a Domingo entre as 16h e as 18h e de 2ª a Sábado entre as 23h e as 24h.

Destino dos Resíduos
Os resíduos recolhidos são encaminhados para a Central de Triagem da Lipor.