<span>mapa do sítio</span>
Vespa Velutina

A Vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie de vespa não-indígena, predadora da abelha europeia, com comprimento médio de cerca de 2,5 cm. As características que permitem distinguir esta espécie de outras espécies de vespa habituais no nosso país são o facto de possuir as pontas das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela e apenas 1 segmento amarelo.

É importante realçar que esta espécie não é considerada mais perigosa para o ser humano do que a vespa europeia (Vespa crabro).

 

O Município do Porto concluiu a primeira fase de colocação de armadilhas entomológicas seletivas para captura e deteção de Vespa velutina em diversos espaços verdes da cidade, em colaboração com a Associação dos Apicultores do Norte de Portugal (AANP), com vista à monitorização da sua progressão no território nacional.


Esta medida insere-se no "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal", desenvolvido pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, com a colaboração do, INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Este plano de ação tem por objetivos "a vigilância e controlo da Vespa velutina em território nacional com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola, bem como à minimização dos impactos sobre a biodiversidade".


O Município do Porto promove a destruição dos ninhos que são detetados no concelho do Porto, como medida de controlo da proliferação desta espécie. Estes ninhos são de grandes dimensões (podem ter 1m de altura e 80 cm de diâmetro), sendo redondos ou em forma de pera, com abertura lateral, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores a grande altitude.


Todos os avistamentos de vespas ou de ninhos (mesmo em caso de duvida) devem ser comunicados através da plataforma nacional sosvespa. Sempre que possível, esta informação deve ser acompanhada de fotografias e da indicação precisa do local.

 

Ligação para o Plano de Ação:

http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/patrinatur/resource/docs/exot/vespa/vespa-plano-acao.pdf


Ligação para plataforma SOS Vespa

http://www.sosvespa.pt/sosvespa/web