Centro de rastreio móvel à Covid-19 já realizou 1.000 testes a pacientes suspeitos

O centro de rastreio móvel, instalado no Parque da Cidade, atingiu nesta segunda-feira os 1.000 testes a pacientes suspeitos com o vírus Covid-19.

Ainda nem há uma semana abriu e a capacidade de resposta da primeira estrutura móvel de rastreio à Covid-19 montada em Portugal, pela Unilabs, com o suporte da Câmara do Porto e o acompanhamento da ARS-Norte, superou um milhar de testes ao novo coronavírus.
Recorde-se que a ideia foi apresentada pela Unilabs ao presidente da Câmara do Porto e, em menos de 72 horas, o centro de rastreio móvel à Covid-19 foi montado no Parque da Cidade (Queimódromo), tendo Rui Moreira identificado o espaço como aquele que reunia as condições adequadas para acolher esta unidade.

O sistema funciona em drive-thru, ou seja, os pacientes suspeitos - apenas e só aqueles que são previamente encaminhados pela Linha Saúde 24 (SNS 24) - entram de carro nas estruturas e nem precisam de sair da viatura, enquanto os profissionais de saúde fazem o teste, que consiste em passar uma zaragatoa no nariz. O procedimento médico demora entre 5 a 7 minutos.

Os resultados devem demorar entre 24 e a 72 horas, dependendo do volume de testes realizados.
A Câmara do Porto tem estado na primeira linha de apoio aos hospitais públicos da cidade e além do envolvimento na montagem do primeiro centro de rastreio da doença Covid-19 no país, desenvolveu um projeto com uma empresa local para iniciar a produção de máscaras do tipo cirúrgico.

Aceda ao sítio institucional da Direção Geral de Saúde especificamente criado para prestar todas as informações sobre a Covid-19.

COMUNICADO conjunto da ARS-Norte, Câmara Municipal do Porto e Unilabs Portugal

"No âmbito do esforço coletivo que Portugal está a fazer para combater a pandemia de CoVid-19, a Unilabs Portugal abordou a Câmara Municipal do Porto e a Administração de Saúde do Norte no sentido de saber do interesse da criação de um local dedicado à colheita de amostras para rastreio da doença, num modelo-piloto em Portugal.

Com o objetivo de testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva, e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais, estas três entidades conseguiram, nas últimas 72 horas, preparar o primeiro centro de rastreio para CoVid-19 em modelo "Drive Thru" montado em Portugal.

Este modelo permite aos pacientes suspeitos de infeção e PREVIAMENTE REFERENCIADOS PELO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE deslocar-se até ao ponto de recolha, montado no Queimódromo, no Porto, sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção em cada colheita até para os profissionais envolvidos. Os resultados serão depois enviados diretamente ao suspeito e às autoridades de saúde pública.

Câmara Municipal do Porto, ARSN, Proteção Civil, Policia Municipal, Unilabs e várias outras empresas privadas que disponibilizaram meios humanos e materiais anunciam, por isso, a abertura do primeiro posto do género em funcionamento em Portugal, a partir do dia 18 de Março, apenas mediante prévia marcação desencadeada pelo próprio Serviço Nacional de Saúde.

O rastreio segue as recomendações e especificações para testes à CoVid-19, sendo coordenado pela ARS-Norte.

O sistema, cujas entradas e saídas serão controladas pela polícia, permitirá a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia. Este centro estará dotado com médicos de Medicina Geral e Familiar que aplicarão um inquérito epidemiológico e sintomático (RedCap) que avalia a necessidade de teste ou de outra orientação. Só se deverão deslocar ao local pessoas previamente referenciadas, já que o sistema não permitirá a execução de testes ad hoc.

"Esta medida insere-se num conjunto de iniciativas que o Porto tem vindo a tomar, que visam apoiar o esforço nacional de combate à pandemia, numa lógica de proteção e mitigação da doença. Este modelo, pioneiro em Portugal, pode ser replicado noutras cidades do país e ajudar a salvar vidas e, simultaneamente, a melhorar as condições de atendimento dos profissionais de saúde em contexto hospitalar", refere Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto.

"A ARS-Norte com esta iniciativa ajuda os hospitais a receberem apenas quem de facto precisa de ser apoiado medicamente, protegendo os pacientes, as unidades hospitalares e os médicos de serviços adicionais que podem ser prestados em regime de ambulatório", diz Carlos Nunes, Presidente do Conselho Diretivo da ARS-Norte.

"A Unilabs Portugal espera dar o seu contributo à região e ao país com o apoio à implementação deste centro de rastreio. Todos os esforços da nossa empresa e dos nossos profissionais estão focados neste momento em apoiar o SNS nesta luta, em coordenação com as autoridades de saúde locais e nacionais", afirma Luis Menezes, CEO da Unilabs Portugal.

ATENÇÃO: o Centro de Rastreio CoVid-19 do Porto apenas funcionará por marcação prévia junto das autoridades de saúde. Pede-se a todos os cidadãos para se deslocarem ao local apenas se tiverem marcação para aquele local e apenas à hora que lhes for comunicada, por forma a não criar constrangimentos de tráfego ou aglomerados que podem pôr em causa o seu normal funcionamento e o atendimento atempado dos suspeitos ou doentes."