"A Filosofia de Alcova", de Marquês de Sade - Um Objeto e seus discursos por semana
14-03-2018
Conversa semanal
Fernando Ribeiro de Mello (1941-1992) foi um dos principais editores da resistência anti-fascista, "maldito" e perseguido pelo regime do Estado Novo pela audácia das suas publicações: desde logo, as cuidadíssimas edições da Afrodite, "casa" de autores como Natália Correia ("O Encoberto", 1977 ou "Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica", 1965) ou Marquês de Sade ("A Filosofia na Alcova", 1966 e 1975) e de títulos como "Antologia do Humor Português" (1969). Neste sessão, por ocasião da exposição evocativa da figura e obra deste editor "do contra", o curador e um ilustrador recordarão a história dos volumes censurados - e que, ainda assim, circulavam - nos quais Ribeiro de Mello viria a insistir nos Verões quentes do PREC: uma reedição (depois da primeira tradução ter sido renegada) com tradução de Manuel João Gomes e novas ilustrações de Martim Avillez, além de um curioso posfácio que reproduz os documentos oficiais do "processo Sade" de 1966-67 e transcrições dos depoimentos das testemunhas.

convidados:
Nuno Aorim / Pedro Piedade Marques
Guilherme Blanc

27 outubro | 18h00
Biblioteca Pública Municipal do Porto
Lotação: 70 lugares

Cada sessão tem o preço de 2,00 euros.
Garanta o seu lugar adquirindo bilhete, disponibilizado no primeiro dia útil do mês a que diz respeito, em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.