Catálogo da Exposição Histórica do Porto, de 1934 - Um Objeto e Seus Discursos por Semana
14-03-2019
Conversa semanal

Organizada por Pedro Vitorino e Artur de Magalhães Basto, a Exposição Histórica do Porto teve lugar em junho de 1934, por iniciativa do então Presidente da Câmara, Alfredo Magalhães. Pela primeira vez a cidade mostrava-se em função da arte aqui produzida, numa ótica de revelação e anúncio de uma certa forma de criar visibilidade para o trabalho dos artistas (talvez mesmo uma operação precursora do programa "Anuário" que se encontra patente neste momento na Galeria Municipal). Inspirado por uma das 62 imagens que integram o catálogo então publicado, o arquiteto e cenógrafo José Capela recriou, num dos pisos das novas instalações do Museu do Vinho do Porto, um ambiente que remete explicitamente para essa exposição. No dia internacional dos museus, o Catálogo da Exposição Histórica do Porto dá o mote para uma conversa em torno do novo programa museológico do mais recente museu municipal, que vamos conhecer através dos discursos do próprio José Capela e do colecionador Álvaro Sequeira Pinto.

Mod: Liliana Pereira

José Capela / Álvaro Sequeira Pinto

18 maio

Museu do Vinho do Porto

Lotação: 50

Participação gratuita mas limitada à lotação indicada para cada sessão. Garanta o seu lugar, levantando semanalmente bilhete (máximo dois por pessoa) em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

Todas as sessões têm início às 18h00.

Mais informações: patrimoniocultural@cm-porto.pt | (+351) 223 393 480