Marco da Silva Ferreira / Bisonte
10-12-2018
Dança
Estreia
"Bisonte" é um trabalho de autor onde assumo uma posição baseada em referências biográficas e autorreferenciais.
Pretendo, com este trabalho, expor o contexto das danças urbanas onde há uma certa "híper-masculinização", em paralelo a um universo queer e feminista, identidade deste tempo e desta geração. Quais são as masculinidades que são criadas e/ou mantidas ainda hoje? Que feminino é esse que se afirma, ele próprio, como algo masculinizado? Que seres humanos são estes que ainda medem a sua força pelo porte, pela rapidez, pela força? Que usam o físico, o poder e o sexo para se afirmarem superiores aos outros? Ao criar estas noções de género, sei que algumas ideias estereotipadas de masculino e feminino estarão lá plasmadas, algo que não me interessa, não pretendo fazer nenhum tipo de manifesto. Procuro levar a cena danças densas, virtuosas e dominantes, para falar de algo comum a todos: a intimidade e honestidade do ser humano.
- Marco da Silva Ferreira

Marco da Silva Ferreira tem formação em fisioterapia mas é intérprete de dança desde 2008. Trabalhou com coreógrafos como André Mesquita, Hofesh Shechter, Sylvia Rijmer, Tiago Guedes, Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro, entre outros. Como coreógrafo, estreou-se em 2012 em "Nevoeiro 21" e, desde então, apresentou vários espetáculos, sendo que "Hu(r)mano" (2012) recebeu o prémio "Jovem Criador Português 2015". Em 2017, estreou o seu espetáculo "Brother", no âmbito do 85º Aniversário do Teatro Rivoli. É artista associado do Teatro Municipal do Porto para as temporadas 17/18 e 18/19.

Direção Artística e Coreografia Marco da Silva Ferreira
Interpretação Anaísa Lopes, André Cabral, Duarte Valadares, Erica Santos, Leo e Marco da Silva Ferreira
Direção Técnica e Desenho de Luz Wilma Moutinho
Música Rui Lima e Sérgio Martins