Nau! / Teatro Experimental do Porto
11-07-2018
Instalação
Antecipando a comemoração dos 500 anos passados sobre a circum -navegação marítima por Fernão de Magalhães (1519), chegou a altura de lhe fazer perguntas. Continuamos a aceitar uma História escrita sobre os discursos dos outros: uma narrativa de glorificação, expansionista, colonialista, imperialista. O que ficou de fora desta historiografia?
NAU! é uma instalação que usa um contentor marítimo como simulacro, um dispositivo imersivo que procura, também, a emersão: o espectador intervém no espaço, trazendo à tona o avesso do discurso historiográfico da Circum -navegação.
O exterior da instalação serve igualmente de espaço de encontro, de discussão e problematização públicas do colonialismo e da historiografia, convocando conferências e performances abertas a todos. NAU! procura, usando as palavras de Walter Benjamin, "escovar a história a contrapelo".
Direção, conceção e pesquisa Gonçalo Amorim
Conceção e coordenação de pesquisa Raquel S.
Conceção e realização plástica Catarina Barros
Desenho de luz e realização plástica Rui Monteiro