Pedro Augusto e José Cordeiro com Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro + Za! com Rancho Folclórico de Ramalde Associação 26 de Janeiro
26-07-2018
Cultura em Expansão
Pedro Augusto, José Cordeiro e João Alves, em colaboração com a Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro, propõem um espetáculo audiovisual em que, pela interação entre a equipa artística e os intérpretes, se associará a música em tempo real à imagem. A ideia basilar passará por considerar a multidisciplinaridade como processo criativo, criando para isso uma série de pequenas oficinas dirigidas ao longo do ano.
Na música: a improvisação; a direção musical fundamentada em práticas e sintaxes alternativas; e a utilização de instrumentos menos convencionais. Na imagem: a prática do desenho; o vídeo e imagem em tempo real.

Equipa Artística José Cordeiro, Pedro Augusto, João Alves
Direção Musical José Cordeiro, Pedro Augusto
Imagem em Movimento João Alves
Músicos Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro
Coprodução Lovers & Lollypops e Câmara Municipal do Porto

A banda catalã Za!, composta por Eduard Pou e Pau Rodríguez, junta -se ao Rancho Folclórico de Ramalde Associação 26 de Janeiro para um espetáculo único que encerrará, no Rivoli, a quinta edição do Cultura em Expansão. Os Za! viajam até ao Porto para dirigirem uma oficina de música, apoiada nas linguagens e teorias de improvisação musical conduzida, surgidas nas décadas de 70 e 80 do século XX. Na música popular contemporânea entende -se que a improvisação é mutável consoante o estilo musical - cada género tem a sua própria estética, com recursos e ornamentações próprias - sendo que a improvisação é uma expressão individual dentro de um contexto de grupo. Aqui a improvisação proposta é a de grupo, centrada no discurso criado no momento e baseada numa linguagem gestual que cada músico interpretará com total liberdade.

Músicos Za! (Eduard Pou, Pau Rodriguez) com Rancho Folclórico de Ramalde  Associação 26 de Janeiro
Coprodução Lovers & Lollypops e Câmara Municipal do Porto

16 dezembro 17h00