Programa de Apoio à Internacionalização Artística SHUTTLE
04-04-2018
Programa de Apoio
A criação do concurso de apoio à internacionalização artística Shuttle foi aprovada por unanimidade pelo Executivo municipal, na reunião desta manhã.
O Shuttle, cujo principal objetivo reside na promoção da prática artística contemporânea de artistas, autores e agentes culturais do Porto no estrangeiro, funcionará como um concurso aberto em permanência, até dezembro de 2018, destinado a projetos a desenvolver internacionalmente.
A verba total do concurso para este ano é de 30 000 euros e visa a atribuição de bolsas de apoio, cada uma num valor compreendido entre os 1500 e os 7500 euros, nas seguintes modalidades: artes visuais e curadoria; artes performativas; performance e composição musical; tradução e criação literária e ensaística.
Este programa de concurso será integrado na plataforma Pláka, juntando-se assim a outros projetos como o Criatório ou o Anuário e reforçando mais uma vez a produção artística contemporânea enquanto vetor central no desenvolvimento da cidade do Porto e como área estratégica no atual projeto cultural do município.
Após a alteração à composição do júri, introduzida pelo presidente da Câmara que acolheu sugestões do Executivo municipal nesse sentido, a proposta de criação do Shuttle mereceu hoje o voto favorável de todos os vereadores e o elogio pelas escolhas feitas, sendo mesmo considerado que a designação de Guilherme Blanc, Vânia Rodrigues e Pedro Tudela vem conferir um elevado grau de prestígio e credibilidade ao concurso.
De dois em dois meses, o júri do Shuttle irá analisar todas as candidaturas submetidas durante esse período e deliberará a atribuição de apoios.
Os projetos de internacionalização devem prever a sua realização até 31 de março de 2019, podendo as candidaturas ser submetidas a partir da próxima sexta-feira, dia 6 de abril, através do endereço de correio eletrónico dmcc@cm-porto.pt. O regulamento do programa estará disponível a partir da mesma data aqui.