Feira do Livro do Porto
15-06-2016

A Feira do Livro do Porto realiza-se anualmente nos jardins do Palácio de Cristal no mês de Setembro. Compreende, além de uma grande presença de livreiros, editora e alfarrabistas, um festival literário com uma extensa programação de iniciativas em torno da palavra e da leitura, bem com uma enorme diversidade de atividades de animação pensadas para todos os públicos.

Todos os anos há um escritor objeto de homenagem na Feira do Livro do Porto. Depois de Agustina Bessa-Luís em 2014 e Vasco Graça Moura em 2015, em 2016 foi atribuída a placa, e batizada a respetiva tília na Avenida das Tílias, ao escritor portuense Mário Cláudio. Este ano a Feira incluiu uma programação cultural que o transforma, também, num grande festival de leitura, incluindo exposições, debates, sessões de spoken word, cinema, apresentações, sessões de autógrafos e várias iniciativas inseridas na homenagem ao escritor Mário Cláudio.

Devido à forte procura de editoras, livreiros, alfarrabistas e instituições ligadas ao livro, a Câmara do Porto alargou o número de stands.

A Feira do Livro do Porto foi organizada durante oito décadas pela associação de editoras, mas em 2013 não se realizou, dado o executivo anterior não ter chegado a acordo com a direção da associação. Em 2014, Rui Moreira anunciou a realização da Feira do Livro do Porto, mas, pela primeira vez, com organização da Câmara do Porto, em Setembro e nos jardins do Palácio de Cristal.

O modelo arrancou em 2014 e em 2015 foram introduzidos melhoramentos no piso da Avenida das Tílias e alargado o número de expositores. Em 2016 o modelo atinge a maioridade, com stands mais funcionais, novo horário e mais público. A Feira do Livro do Porto regressará em Setembro de 2017 com mais uma edição, de novo, nos Jardins do Palácio de Cristal.

feiradolivro@cm-porto.pt

Mais informações aqui.