Festival DDD - Dias da Dança
15-06-2016
Dança

No âmbito da Frente Atlântica, que congrega numa associação de municípios as cidades do Porto, Matosinhos e Gaia, foi idealizado um festival de dança contemporânea a acontecer em diversos espaços. Nas três cidades a dança é praticada em dezenas de escolas. Centenas de alunos decidem ingressar no ensino profissional artístico e, nos últimos três anos, muitos coreógrafos nacionais e internacionais têm vindo a apresentar-se no Porto, fruto da forte dinâmica do seu Teatro Municipal. Esse ritmo de programação intenso tem alimentado um público muito eclético, tornando-se clara a adesão a espetáculos onde o corpo e as suas diversas abordagens são explorados ao limite.


Identificou-se um contexto ideal para criar um festival de dança, inexistente em qualquer uma das cidades, colmatando assim uma lacuna e complementando a oferta já existente de festivais da região, nas áreas do teatro, do cinema, das marionetas, da música e do pensamento.


O Festival DDD - Dias da Dança parte da ideia da ligação que se pode construir entre as três cidades, propondo uma programação que promove a deambulação entre espaços de apresentação e espaço público, num percurso sem interrupções nem sobreposições. Esse circuito é assegurado pelas parcerias estabelecidas entre o Teatro Municipal do Porto - Rivoli e Campo Alegre, a Fundação de Serralves, o Teatro Nacional São João, o Coliseu Porto, a mala voadora (Porto), o Cine-Teatro Constantino Nery (Matosinhos), o Auditório Municipal de Gaia, o Armazém 22/Ginasiano (Gaia), o Teatro do Bolhão e o Balleteatro, que assegura a programação para o espaço público.


Mais informações aqui.