Fórum do Futuro
15-06-2016

O Fórum do Futuro é um festival internacional de pensamento que decorre anualmente e que tem como principal objetivo reunir convidados de múltiplas disciplinas para refletir sobre questões que importam às sociedades contemporâneas.

Fundado e organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto desde 2014, o Fórum do Futuro tem como principais parceiros estratégicos a Casa da Música, a Fundação de Serralves, o Teatro Nacional São João e a Universidade do Porto.

Em 2016 aconteceu a terceira edição deste Fórum, de 1 a 6 de novembro, sob o tema Ligações.

Entre as várias definições possíveis, uma ligação é uma união, um vínculo, uma junção. Há outras. Uma delas está mais perto das intenções desta edição do Fórum do Futuro - cujo tema, Ligações, não é inocente - e essa diz que uma ligação articula modos de ver e pensar. É na verdade esse o objetivo deste - usando a eficaz definição de Paulo Cunha e Silva - festival de pensamento: privilegiar caminhos que abrem novos acessos para o conhecimento e a ação na cidade do Porto. Os que adotam um olhar panótico e plural, o qual permite pensar Vida, Morte, Guerra, Paz, Fé e Cultura; reflectir sobre as maneiras de nos relacionarmos no tempo contemporâneo; ou ponderar como, na Europa, se lida com o terrorismo, o racismo ou a tragédia dos refugiados. Um olhar que se estende ao pensamento que vem de África ou do Médio Oriente, e à utilização da comunicação por artistas de outros continentes minando o eurocentrismo e mostrando a universalidade das suas obras; mas também à exposição daqueles que, no Ocidente, exploram os limites da relação entre artes e a ciência, procurando, já não uma ligação, mas o longo catálogo de possibilidades que as ligações oferecem.

 

Mais informações aqui.