Museu do Vinho do Porto
16-06-2016

O Museu do Vinho do Porto, inaugurado em 2004, está instalado no piso térreo do armazém do Cais Novo, um edifício setecentista construído por iniciativa de uma família duriense ligada ao comércio de Vinho do Porto, para depósito de vinhos da Companhia Geral da Agricultura e Vinhas do Alto Douro, sendo o projeto de adaptação arquitetónica do gabinete do arquiteto Humberto Vieira.

O Museu ilustra a importância que o comércio do Vinho do Porto teve no desenvolvimento e crescimento cultural, arquitetónico e social, evocando a memória das transformações ocorridas, através da história de três Portos que se unem: o Porto cidade, o Porto do vinho e o porto do rio Douro.

As coleções expostas, que abrangem diversas tipologias (arqueologia, pintura, gravura, metais, vidros, têxteis e documentos), são provenientes de fundos da Câmara Municipal do Porto, bem como de depósitos de instituições ligadas ao Vinho do Porto e de colecionadores privados.

O Museu do Vinho do Porto encerra ao público no dia 15 de dezembro de 2017. No âmbito do programa em curso de requalificação dos diferentes espaços museológicos que integram o Museu da Cidade, o Museu do Vinho do Porto irá reabrir, durante o ano de 2018, num edifício remodelado na Rua da Reboleira.

Rua de Monchique, 45-52. 4050-394 Porto

Terça a Domingo 10h00 - 17h30