Arte Pública
09-11-2016

A encomenda e a recuperação de obras de arte para o espaço público da cidade inscrevem-se nas linhas de ação definidas pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

O Programa de Arte Pública é uma iniciativa que se materializará ao longo do mandato com obras de artistas nacionais e internacionais cujas particularidades artísticas e simbólicas potenciam importantes dinâmicas socioculturais e turísticas.

O objetivo central do Programa é dotar o Porto de um museu ao ar livre cujos conteúdos permitem, através de discursos contemporâneos que interpretam (e interpelam) o contexto onde se inserem, contribuir para a valorização do centro histórico e do património histórico-cultural de diferentes territórios da cidade. Com ele, estabelecer-se-á uma importante relação de complementaridade entre ações de investimento patrimonial, em que se traduz a arte pública, com intervenções de carácter efémero.

Este programa articula-se com a demais oferta de estatuária da cidade, com escultura e outras intervenções no espaço urbano, preservadas e dinamizadas pelos serviços de Património Cultural.