<span>Visitas Virtuais</span>
Economia Circular
A Economia Circular é um tema-chave na Estratégia Municipal de Ambiente no qual temos vindo a colocar não apenas a nossa atenção, mas uma parte substancial do nosso esforço com ações muito concretas. Um exemplo deste esforço é a conclusão da primeira versão do "Roadmap" para Economia Circular do Porto' no final do ano de 2017 e que pode ser consultada aqui.

Este "Roadmap" tem com objetivo identificar oportunidades e linhas orientadoras, construir uma visão de longo prazo e, subsequentemente dar suporte a um programa de ações concretas da Autarquia - de forma a transformar o Porto numa cidade circular em 2030.

A transformação de uma cidade circular é um processo complexo que depende do envolvimento de múltiplos atores como sejam as empresas, as universidades, os centros tecnológicos e de investigação, os cidadãos ou as organizações não-governamentais. O papel do Município é o de criar as condições necessárias para o envolvimento pleno de todos os atores relevantes, podendo fazê-lo, desde logo, através do "exemplo" na forma como passará a orientar a aquisição de bens e serviços com preocupações de circularidade. Pode e deve ainda procurar catalisar e facilitar a capacidade e a vontade das empresas para transformar desafios ambientais e sociais em oportunidades de negócio, ou ainda sensibilizando os munícipes para fazerem escolhas mais informadas.