<span>Informação oficial</span>
Álvaro Almeida

Porto Autêntico - PPD/PSD.PPM


(sem pelouro atribuído)



Álvaro Fernando Santos Almeida é Professor Associado e Diretor do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), e Professor da Porto Business School (PBS).


Álvaro Almeida nasceu em 1964, no Porto, cidade onde realizou os seus estudos secundários, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas. Obteve a Licenciatura em Economia na FEP em 1987, tendo conquistado o Prémio Fundação Eng. António de Almeida e o Prémio Doutor José António Sarmento pelas elevadas classificações. Também foi na FEP que concluiu em 1994 o Mestrado em Economia.


Álvaro Almeida é docente da FEP desde 1987. Entre 1987 e 1994 também colaborou com instituições do setor financeiro (Banco Português do Atlântico e Soserfin - Sociedade de Investimentos) e outras instituições de ensino superior.


Em 1994 muda-se para Londres, para estudar no programa de Doutoramento em Economia da London School of Economics and Political Science (LSE), que concluiu em 1998. Nesse período realizou trabalhos de investigação no Financial Markets Group da LSE, foi docente da LSE e colaborou com o Bank of England.


Entre 1997 e 2000 viveu em Washington, DC, nos EUA, onde foi Economista do Fundo Monetário Internacional, tendo participado em missões de negociação e monitorização de programas de assistência financeira a vários países. Regressa ao Porto no final de 2000, retomando a docência na FEP.


Em 2005 é nomeado Presidente do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), para um mandato que terminou em 2010. Posteriormente realizou vários trabalhos de consultoria na área da economia, gestão e políticas de saúde, tendo coordenado vários estudos para instituições públicas e privadas e participado em, e coordenado, grupos de trabalho do Ministério da Saúde. Em 2014, foi-lhe atribuída a Medalha de Serviços Distintos, Grau "Ouro", do Ministério da Saúde. Foi nomeado Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte em 2015, tendo apresentado a demissão em 2016.


Álvaro Almeida é autor de vários livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas internacionais. Nos últimos anos, tem participado como analista de assuntos económicos em vários programas de rádio e televisão.

vereacao.psd@cm-porto.pt