A extinta Fundação
A FDSP - Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, FP era uma Fundação Pública de Direito Privado, instituída em 1995 por iniciativa da Câmara Municipal do Porto com o objetivo de corporizar projetos de âmbito social no Concelho do Porto. A autarquia decidiu a sua extinção em 2014 e os seus serviços integrados na Câmara do Porto.

Missão:
"Promover a inclusão e a coesão social"

Valores:
Responsabilidade social;
- Solidariedade;
- Formação cívica;
- Qualidade de vida;
- Trabalho em rede.

Objetivos:
- Contribuir para o crescimento da coesão social no Concelho do Porto;
- Colaborar ativamente para melhorar a qualidade de vida dos portuenses;
- Potenciar o trabalho em rede das diversas instituições que prestam apoio social.

Mensagem
A FDSP - Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, FP, também designada pela sua marca Fundação Porto Social, era uma Fundação Pública de Direito Privado sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, estatutos aprovados, instituída pela Câmara Municipal do Porto com a Missão de "Promover a Inclusão e a Coesão Social" no Concelho do Porto.
No cumprimento da sua missão, agora integrada na Câmara do Porto, a Fundação Porto Social é responsável pela implementação, direta ou através de parcerias, das políticas de intervenção social definidas pela Câmara Municipal do Porto. O objetivo é promover dinâmicas de coesão social dirigidas às instituições da cidade.
Trabalhamos no desenvolvimento de projetos e iniciativas muito diversificadas, capazes de contribuir para o aumento da qualidade de vida dos portuenses; na disponibilização de uma panóplia de recursos infraestruturais, abertos à Cidade; e na criação de parcerias vantajosas, procurando alianças que complementem os serviços/intervenções.
A procura de novas formas de financiamento é uma preocupação constante cujo objetivo é promover a sustentabilidade de projetos de cariz social, seja através da obtenção de receita própria, da obtenção de patrocínios ou da realização de contratos de mecenato.
É nosso dever aplicar os recursos disponíveis no combate à exclusão social; no apoio às intervenções sociais efetuadas pelos diversos parceiros que desenvolvem ações na Cidade do Porto e promover e divulgar conteúdos culturais, relevantes, para o desenvolvimento da Cidade.
Pretendemos que a Fundação seja reconhecida como uma instituição ativa na prossecução de mudanças de comportamentos que têm como consequência a melhoria de qualidade de vida dos portuenses. A nossa vantagem competitiva é pertencer ao universo das participadas da Câmara Municipal do Porto e o efetivo reconhecimento pelos cidadãos de um elevado grau de eficiência no tratamento das problemáticas em que intervém.
Acreditamos que a base do sucesso dos projetos sociais é o trabalho em rede, pois desta forma se pode racionalizar recursos e beneficiar do Know-How de cada um, de modo a que, em conjunto, trabalhemos para o crescimento da coesão social.

O Conselho Diretivo