Pesquisar
 Início  »Menu   » Cidade   » Actividades Económicas
Actividades Económicas

Feiras do Porto

A cidade do Porto tem tradição na realização de feiras temáticas que, por iniciativa de particulares, de forma não ordenada, mas regulares, atraem muitas pessoas da cidade e dos Concelhos vizinhos da Área Metropolitana do Porto, para participar como vendedores, como compradores ou só apenas para acompanhar as curiosidades.

foto feiras 1


Hoje, é impossível pensar a cidade sem a Feira dos Passarinhos, Vandoma ou da Numismática. Por curiosidade, sabe como nasceu a feira da Vandoma?

vandoma1cc


A feira da Vandoma apareceu por iniciativa espontânea de jovens estudantes que nos anos setenta, no lugar da Vandoma/Sé, aos sábados de manhã, procediam à de venda livros e roupas usadas, objectos de adorno e decoração.
Com o decorrer do tempo foram-se juntando pequenos comerciantes que rapidamente alargaram a venda a todo o tipo de artigos, inclusivamente, novos, o que despoletou a animosidade e a denúncia do facto, pelos comerciantes com estabelecimento na zona.
Em consequência a CMP procedeu, nos anos 80, à regulamentação da Feira e à aplicação de taxas para regrar e limitar os espaços ocupados pelos vendedores.
Com estas medidas os vendedores foram-se transferindo para as Fontaínhas, furtando-se, assim, ao pagamento de taxas e às regras implementadas, conseguindo nesse local manter e ampliar a anarquia, tanto nos produtos à venda como nos espaços de ocupação, dando lugar a tensões diversas e à insatisfação dos que preferem a ordem e a organização.
Entretanto, de Abril de 2005 a Outubro de 2006 procedeu-se a obras de requalificação das Fontaínhas e a feira da Vandoma, provisoriamente, foi transferida para no Largo da Cadeia da Relação.
Durante este período iniciaram-se os trabalhos de elaboração de um novo Regulamento para a Feira que entrou em vigor em Julho de 2006, permitindo o regresso desta Feira à Alameda das Fontaínhas, em 28 de Outubro, de forma organizada e devidamente regulamentada.
Nesta renovada Feira só podem ser comercializados objectos usados, sob pena de apreensão de outros, e será constituída por vendedores permanentes (com lugar fixo e pago) e eventuais (sem lugar determinado e gratuito). Cada lugar terá 3 metros de frente por 2 metros de fundo.

Feira da Vandoma - Alameda das Fontainhas, aos Sábados de manhã das 08:00 às 13:00.

Feira de Artesanato de Santa Catarina - Rua Santa Catarina (entre as Ruas de Passos Manuel e Fernandes Tomás) - Diária das 09:00 às 20:00.

Feira Antiguidades e Velharias - Pç. Dr.Francisco Sá Carneiro - 3ºs. Sábados do mês das 08:00 às 18:00.

Feira de Numismática, Filatelia e Coleccionismo - Pç. D. João I - Domingos de manhã das 08:00 às 13:00.

feira dos passarinhos


Feira dos Passarinhos - Campo Mártires da Pátria (junto à antiga Cadeia da Relação) aos Domingos de manhã das 07:00 às 13:00.
Voltar
Enviar
Imprimir