
|
 |
| Acesso ao Site |
|
|
|
 |
|
|
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
 |
 |
Apresentado projecto de reabilitação do Pavilhão Rosa Mota |
|
 |
|
| O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, acompanhado do Vereador da Cultura, Turismo e Lazer, Gonçalo Gonçalves, presidiu hoje à apresentação do projecto de requalificação do Pavilhão Rosa Mota, realizada pelo próprio autor da infra-estrutura, o arquitecto José Carlos Loureiro. Este investimento irá permitir a instalação de um equipamento único, que irá contribuir para uma ainda maior animação da cidade, que já constitui actualmente uma das marcas do Porto. |
|
 |
|
 |
Com este projecto, a CMP pretende recuperar um dos ex-libris
da cidade e transformá-lo num pólo de atractividade de carácter internacional, com capacidade para receber iniciativas tão diversas como concertos musicais, provas desportivas, congressos, encontros temáticos e muitos outros eventos.
Deixando uma palavra de elogio ao arquitecto José Carlos Loureiro - "é uma honra, enquanto Presidente da Câmara, ser possível fazer a reabilitação de um edifício tão emblemático da cidade com o mesmo arquitecto que o desenhou", afirmou -, Rui Rio garantiu que o investimento no Pavilhão Rosa Mota "insere-se numa lógica de esforço e acção da autarquia na busca de conciliar o valor patrimonial dos edifícios existentes com a sua real utilidade e o seu serviço à cidade e à economia urbana".
"Este é um investimento âncora de todos os que estamos a realizar em vários sectores, com destaque para o turismo. Com parcerias público-privadas aí está o Sea Life Center
, a requalificação da Pousada do Freixo, a reabilitação dos mercados Ferreira Borges e Bom Sucesso e de toda a Baixa. É obrigação dos responsáveis procurar que este tipo de obras sejam feitas pela realidade económica e não forçada pelos orçamentos públicos", sublinhou o Presidente da Câmara do Porto, elogiando a parceria público-privada que foi constituída para este projecto e o entendimento que existiu entre a CMP, através da empresa municipal PortoLazer, a Associação Empresarial de Portugal (AEP), Pavilhão Atlântico, Associação Amigos do Coliseu e Parque Expo.
Projectar a marca "Porto, Cidade de Ciência"
O projecto de reabilitação e requalificação do Pavilhão Rosa Mota, num investimento de 19 milhões de euros, comparticipado pelo QREN, vai permitir que, para além das actividades desportivas, exposições, grandes concertos, festas, espectáculos de circo e pista de gelo, se realizem congressos com capacidade até seis mil pessoas e seminários ou reuniões de menor dimensão.
"Vamos ter a possibilidade de ter oferta para a procura que já existe, aumentando-a inclusivamente. Será um Pavilhão do século XX adaptado ao século XXI, projectando a marca 'Porto, Cidade de Ciência'. Com congressos de grande envergadura essa imagem será ainda mais reforçada internacionalmente, bem como com eventos culturais, desportivos. Daqui a cinco, seis anos, o Porto será ainda mais competitivo em sectores com maior valor acrescentado", acrescentou Rui Rio.
Maior versatilidade do "novo" Pavilhão Rosa Mota
O arquitecto José Carlos Loureiro manifestou-se emocionado durante a apresentação da reabilitação do Pavilhão Rosa Mota, por si projectado. "Fiz e pensei este espaço há 57 anos e nunca pensei estar aqui agora a apresentar este projecto", disse, chamando a atenção para um pavilhão, "elemento discreto na paisagem urbana". As suas características arquitectónicas irão manter-se até porque se encontra classificado pelo IPPAR. Terá, no entanto, áreas de expansão em cave, com frente para a Avenida das Tílias, um restaurante e uma sala para cerca de 1200 pessoas, além das áreas técnicas indispensáveis.
A variedade de espaços é potenciada pelas bancadas retrácteis, pela possibilidade de remover as cadeiras, pelo rigoroso esquema dos percursos de circulação de pessoas e serviços e pela colocação de sanitários e bares autónomos.
Refira-se que toda a intervenção será realizada com enorme respeito pela área envolvente, com particular incidência nos Jardins do Palácio de Cristal e no cuidado colocado na preservação das árvores classificadas e de grande interesse pelo seu porte ou espécie.
Finalmente, o lago dará lugar a um espelho de água enquadrado pelo restaurante e pela sala de 1200 pessoas, capaz de reflectir a fachada do edifício e a sua cúpula.
RTP ignora requalificação do Palácio
De uma forma ridícula, a RTP resolveu desta vez censurar a apresentação de um grande projecto para o Porto, como seja a requalificação de um dos edifícios mais emblemáticos da segunda cidade do país, que, por se encontrar em avançado estado de degradação, irá sofrer obras de reabilitação, no sentido de o transformar num equipamento moderno de grande interesse cultural, desportivo e turístico para Região.
 |
Declarações do Presidente da CMP |
|
 |
|
 |
| 2009/06/17, 2 comentários |
|
 |
|
|
 |
 |
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
 |
 |
|
|