Hortas do Porto
O Porto ambiciona continuar a ser uma cidade ambientalmente consciente e nessa medida o Município continuará a investir num programa de educação/sensibilização para a sustentabilidade, a fim de contribuir para uma mudança de comportamentos com feitos geracionais e com elevado comprometimento com o cidadão. Neste campo de ação, perseguimos o objetivo de alargar a rede de hortas municipais contribuindo para a segurança alimentar dos cidadãos com a utilização mínima de recursos públicos. A estratégia assumida visa celebrar parcerias com entidades públicas e privadas, a assumindo a CMP um papel mediador/apoio técnico, passando a gestão para o parceiro LIPOR.  

O projeto "Horta à Porta", em parceria com a Lipor, disponibiliza talhões a particulares interessados em praticar a produção agrícola em modo biológico. Ao receber o talhão de terreno, os futuros agricultores recebem também formação em produção agrícola em modo biológico e compostagem. 

Os produtos são para consumo próprio sendo disponibilizada água, um local comum para armazenar as ferramentas e um compostor individual.