<span>legislativas 2019</span>
Porto promove-se no Médio Oriente através da marca
A marca Porto. e o sucesso da Cidade com a sua política cultural e de eventos e a forma como, em cinco anos, duplicou o número de passageiros no seu aeroporto e se qualificou perante o Mundo, foram hoje tema do debate de encerramento da Design Muscat, a primeira grande conferência de design do Golfo Pérsico.

Rui Moreira participou neste debate final, depois de ter feito também uma das palestras na sessão de abertura, na segunda-feira. Entre intervenientes deste debate final estiveram também Eduardo Aires, o autor da marca Porto; Paula Remoaldo, professora da Universidade do Minho, e Inês Pires, uma portuguesa radicada em Omã que trabalha na área da marca e da promoção de países e cidades, entre outros.

Durante três dias, a marca Porto. foi a estrela do design no Médio Oriente, graças a esta conferência promovida por uma universidade de Omã, que levou o presidente da Câmara do Porto à capital, Mascate. A visita está também a ser aproveitada por Rui Moreira para contactos na área do investimento e diplomacia económica.

O evento, chamado Design Muscat, conta com a participação de oradores de várias partes do Mundo, e teve logo na sessão de abertura a intervenção de vários portugueses, como Eduardo Aires; Inês Pires e Francisco Laranjo, Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, artista e director na Associação Comercial do Porto - Câmara de Comércio.

À conferência de Rui Moreira assistiram personalidades como um membro do Sultanato de Omã, também professor na Universidade do Sultão Qaboos; um governante responsável pelo Ministério do Ensino Superior de Omã; e as Professoras Mona Ismail e Bashayer Al Zidjali, ambas do Scientific College of Design de Mascate, onde também lecciona o português Rui Weiner, grande impulsionador do evento.

A presença do Presidente da Câmara do Porto em Omã não está a passar despercebida à imprensa e aos investidores locais. O Times of Oman, que já na semana passada tinha publicado uma extensa reportagem sobre a cidade, entrevistou hoje Rui Moreira sobre o sucesso da marca Porto e do bem sucedido processo de atracção de investimento em curso. Também a OmanTV pediu ao presidente da Câmara do Porto que lhe falasse sobre o que tinha vindo fazer ao Médio Oriente.