Conheça a distribuição de pelouros no executivo que hoje toma posse

O executivo de Rui Moreira toma hoje posse. Com maioria absoluta, o presidente da Câmara reeleito já decidiu a distribuição de competências. Fica com as Finanças e Cultura e Filipe Araújo será o vice-presidente.

Sem necessidade de fazer qualquer acordo de governação, Rui Moreira entregará aos seus seis vereadores os vários pelouros de forma equilibrada. O número 2 da lista, além da vice-presidência, continuará a gerir o Ambiente e a Inovação. Catarina Araújo, uma das novidades no executivo, ficará com os pelouros da Juventude e Desporto e com Recursos Humanos e Serviços Jurídicos.

Ricardo Valente, vereador que passou a ter pelouros a meio do mandato anterior e que agora concorreu nas listas de Rui Moreira, continuará com a pasta da Economia, a que agora soma o Turismo e o Comércio, além da Gestão de Fundos Comunitários.

Pedro Baganha é outro dos novos nomes entre vereadores, sendo-lhe entregue os pelouros do Urbanismo, Espaço Público e Património.

Cristina Pimentel, ficará com a gestão de um novo pelouro, agora designado Transportes, a que junta a Fiscalização e Protecção Civil.

A última novidade no executivo de Rui Moreira é Fernando Paulo, a quem serão entregues as competências da Habitação e Coesão Social e também da Educação.

O novo executivo e os eleitos para a Assembleia Municipal do Porto tomam posse para o mandato 2017-2021 hoje, às 17 horas, no Teatro Rivoli. A cerimónia é aberta a todos os cidadãos interessados, com entrada sujeita à lotação da sala.

Nas Eleições Autárquicas 2017, realizadas no passado dia 1 de Outubro, Rui Moreira foi reeleito com maioria absoluta para o segundo mandato como presidente da Câmara.

O movimento independente "Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido" elegeu sete vereadores à Câmara Municipal. Completam o novo executivo quatro vereadores do PS, um do PSD/PPM e um da CDU.

Na Assembleia Municipal, cuja posse decorrer também hoje, o movimento independente "Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido" obteve 16 mandatos, o PS 11, o PPD/PSD.PPM cinco, a CDU três, o BE três e o PAN um. A composição deste órgão municipal integra ainda os presidentes de Junta de Freguesia eleitos: cinco do movimento "Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido" (freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Ramalde; Lordelo do Ouro e Massarelos; Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória; Bonfim), um do PS (Campanhã) e um do PSD (Paranhos).

Após o ato de instalação, também nesta quarta, a partir das 19,30 horas, terá lugar nos Paços do Concelho uma sessão da Assembleia Municipal para eleição da respetiva Mesa.

DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS

1 - Rui Moreira (Presidente)

- Finanças e Sustentabilidade

- Cultura