<span>Visitas Virtuais</span>
Felipe VI e Letizia iniciam primeira visita de Estado a Portugal no Porto

Os Reis de Espanha virão na próxima semana a Portugal, naquela que é a primeira visita de Estado em que Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente da República anfitrião. A visita começa segunda-feira no Porto, com uma sessão solene nos Paços do Concelho e inclui um almoço (terça-feira) com empresários, oferecido pelo presidente da Câmara, Rui Moreira.

Esta visita terá várias dimensões que atestam da diversidade e intensidade da relação entre os dois países e os dois povos. Assim, para além da forte componente de relacionamento político-diplomático e institucional, o programa incluirá vertentes de âmbito cultural, científica, económica e social. Será um programa marcado pela riqueza do passado e do presente do relacionamento luso-espanhol mas também orientado para um futuro igualmente desafiante e promissor.

A visita de Estado terá início no Porto, 28 de novembro, em sessão solene nos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita à Fundação Serralves e um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República no Paço dos Duques de Bragança em Guimarães. No dia seguinte, 29 de novembro, os Reis de Espanha terão um programa diversificado na cidade do Porto, com uma visita à Universidade do Porto, para conhecerem o Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S). Haverá ainda um almoço com empresários a convite da Câmara do Porto, no Palácio da Bolsa.

Após este almoço, os Reis de Espanha seguirão para Lisboa, para serem recebidos em sessão solene nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, seguindo-se um jantar oferecido pelo Primeiro-ministro no Palácio das Necessidades.

No dia 30 de novembro, os Reis de Espanha serão recebidos em São Bento pelo Primeiro-Ministro, seguindo depois para a Assembleia da República para participar numa sessão solene em sua honra. O programa inclui ainda uma receção à comunidade espanhola na Embaixada de Espanha em Lisboa e uma visita à Fundação Champalimaud.

A presença dos monarcas espanhóis no Porto irá obrigar a alguns condicionamentos de trânsito, nos dias 28 e 29:

Chegada e partida dos reis de Espanha da Avenida dos Aliados, com condicionamentos nos seguintes locais (das 8 às 14 horas do dia 28)

- Rua de Camões com a Rua Gonçalo Cristóvão;

- Rua do Almada com a Rua Alferes Malheiro;

- Rua Dr. Ricardo Jorge com a Rua Clube dos Fenianos;

- Campo Mártires da Pátria com Rua dos Clérigos;

- Rua dos Clérigos com Rua das Carmelitas;

- Rua das Fontainhas (a obrigar a virar à direita na Rua Rodrigues de Freitas);

- Avenida Rodrigues de Freitas com Rua D. João IV;

- Rua Augusto Rosa com Rua General Sousa Dias;

- Praça dos Poveiros com Rua de Passos Manuel (ou Rua de Passos Manuel com Santa Catarina com pilarete aberto);

- Praça D. João I com Rua Sá da Bandeira.

Cortes durante as cerimónias

Serão efetuados os mesmos cortes anteriormente descritos, permitindo-se a passagem de veículos da Avenida Rodrigues de Freitas e Rua das Fontainhas em direção à Rua Alexandre Herculano e Praça da Batalha.

Proibições de estacionamento no dia 28 (das 00h00 às 14h00)

- Rua do Estevão;

- Rua Dr. António Luis Gomes;

- Rua Guilherme Costa Carvalho;

- Praça General Humberto Delgado;

- Rua Ramalho Ortigão;

- Rua Rodrigues Sampaio;

- Rua Jorge Viterbo Ferreira;

- Rua de Serralves.

Proibição de estacionamento no dia 29 (das 00h00 às 16h00)

- Rua Ferreira Borges;

- Rua da Bolsa;

- Rua Alfredo Allen;

- Rua Júlio Amaral de Carvalho.