<span>mapa do sítio</span>
Obras nas ruas Coronel Raúl Peres e Diogo Botelho

As ruas de Coronel Raúl Peres e Diogo Botelho estão desde segunda-feira em obras. As empreitadas visam reparar o pavimento, trabalhos que estavam desaconselhados para o período balnear, devido à grande pressão que aquela zona da cidade sofre nessa altura do ano. E eram inadiáveis, uma vez que os estudos técnicos realizados mostravam que aquelas vias não iriam aguentar mais um inverno.

Para conseguir devolver a normalidade à circulação de trânsito na zona da Foz antes do período do Natal, fundamental para a subsistência da economia local, a Câmara do Porto decidiu executar em simultâneo estas duas empreitadas que fazem parte do plano de requalificação das vias estruturantes da cidade em curso e oportunamente anunciado.

Embora, como em qualquer intervenção, ocorram constrangimentos e demoras na circulação, sobretudo nos primeiros dias, a autarquia acredita que, com a informação que tem vindo a produzir e com a habituação dos automobilistas aos novos percursos alternativos, os tempos de espera de trânsito venham a diminuir nos próximos dias.

Para isso, os tempos de permanência dos semáforos têm vindo a ser adequados às novas cadências e a Polícia Municipal tem vindo a ajudar no encaminhamento e regulação do tráfego.

Note-se que a Rua Coronel Raúl Peres se encontra totalmente fechada ao trânsito e que a Rua Diogo Botelho permitirá sempre a circulação de trânsito num sentido (em direção à baixa da cidade e vindo da Praça do Inperio).

Contudo, pese embora a circulação na zona da Foz, no sentido Ribeira - Matosinhos esteja livre e sem constrangimentos (uma vez que a Rua Coronel Raúl Peres não permitia já circulação nesse sentido) desaconselha-se, a quem queira seguir em direção à Praça do Império, que use o percurso junto ao mar, sugerindo-se que, junto ao Fluvial Clube Portuense, siga em direção à rua Bartolomeu Velho, tomando-a como alternativa à rua Diogo Botelho, na aproximação à Praça do Império e à Avenida Marechal Gomes da Costa.

Já o trânsito proveniente de Norte, e que pretende aceder a essa mesma zona da cidade, deverá tomar como alternativa à marginal, a Avenida da Boavista ou qualquer outra que permita o acesso, por cima, via Avenida Marechal Gomes da Costa, à Praça do Império, evitando, assim, ter que tomar as alternativas e desvios mais próximos da Rua Coronel Raúl Peres, que se encontra cortada ao trânsito.

Note-se que, uma vez na Praça do Império, continua a ser possível circular normalmente em direção ao centro do Porto, através da Rua Diogo Botelho, uma vez que esse sentido se mantem e manterá sempre livre.

A Câmara do Porto faz, como sempre, todos os esforços no sentido de assegurar alternativas, melhorar a sinalização e semaforização na zona, adaptando-a e melhorando-a face aos problemas concretos que as obras vão revelando e tudo fará para que os constrangimentos sejam o mais depressa possível suprimidos, estando, contudo, certa de que esta é, do ponto de vista técnico e do ponto de vista do incómodo para os cidadãos, a melhor altura do ano para implementar estas melhorias e, simultaneamente, garantir a segurança do piso e das infraestruturas em causa que, sobretudo no caso da Rua Coronel Raúl Peres, estão sujeitos a especial exposição.

A Câmara do Porto manterá toda a informação disponível no portal Porto., onde a seção de trânsito espelha todos os constrangimentos de trânsito na cidade de forma georreferenciada, e através de comunicados, colocados na página institucional da autarquia. Apela, também, a que os automobilistas assumam as alternativas e as indicações da sinalização e das autoridades no local.

As obras, embora incómodas durante um período limitado de tempo, são necessárias e delas beneficiarão todos os cidadãos que hoje, lamentavelmente, sofrem com a sua execução e com as medidas de segurança que, inevitavelmente, não podem deixar de ser tomadas.