Presidente da Câmara do Porto atribui pelouro a vereador Ricardo Valente

O Presidente da Câmara do Porto vai delegar competências no vereador Ricardo Valente, eleito pela coligação "Porto Forte", liderada pelo PSD e que até agora se mantinha como não executivo. Ao gestor e docente universitário, Rui Moreira entrega o pelouro da Economia, que mantinha na sua posse desde o início do mandato, a 22 de outubro de 2013.


A decisão de entregar competências a Ricardo Valente faz com que o executivo de Rui Moreira passe a ter elementos com pelouro, eleitos por três candidaturas diferentes: cinco da lista independente "Rui Moreira: Porto o Nosso Partido" (Rui Moreira, Guilhermina Rego, Filipe Araújo, Cristina Pimentel e Manuel Aranha); dois eleitos pelo PS (Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes) e um eleito pela coligação "Porto Forte", que incluía o PSD (Ricardo Valente). Sem pelouros atribuídos encontram-se, neste momento, Rui Loza (Independente); Carla Sousa (PS); Alberto Amorim Pereira e Ricardo Almeida (PSD) e Pedro Carvalho (CDU).


Ricardo Miguel Araújo Cardoso Valente, nasceu a 10 de maio de 1968, é atualmente Gestor de Empresas e Docente Universitário na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (desde 1996) e na Porto Business School (desde 2001). Frequentou o ensino básico em Angola, Portugal e Brasil e o ensino preparatório e secundário em Portugal. Licenciou-se em Economia, em 1992, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.


Tem um MBA (Master in Business Administration) pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa (1996) e é Mestre em Finanças, também pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa (2000).


Para além da atividade docente exerceu, desde 1992, a sua atividade profissional na área financeira. Foi fundador da primeira empresa em Portugal vocacionada para a consultoria na área de instrumentos derivados e gestão de risco, foi diretor de uma Sociedade Corretora, administrador de uma das primeiras corretoras online em Portugal, CEO de uma Sociedade de Gestão de Patrimónios e posteriormente administrador na área da Banca de Investimentos.


É autor e co-autor de livros na área da gestão do risco, sendo vencedor ex-aequo do Prémio "Mercado de Capitais 93" instituído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (APDMC).