Comunicado: Presidente da Câmara do Porto congratula-se com eleição de António Guterres

O presidente da Câmara do Porto manifestou hoje grande satisfação pela eleição de António Guterres como Secretário-Geral das Nações Unidas. Para Rui Moreira, a eleição é "antes de mais, um mérito próprio do Eng. António Guterres", mas considera-a também uma vitória da diplomacia portuguesa.

"É muito meritório que, depois de uma carreira extraordinária, um dos melhores portugueses, talvez o melhor da sua geração, obtenha este reconhecimento. Endereço-lhe os parabéns", diz Rui Moreira que realça também o significado que tem para Portugal. "Para um país desta dimensão ter um secretário-geral das Nações Unidas, coisa que a Europa já não tinha há muito tempo, é extraordinário".

Mais, o presidente da Câmara do Porto diz que a eleição de Guterres também é boa para o Mundo: "tem uma visão e uma experiência numa dimensão com que o mundo tem atualmente que se confrontar e tem uma admirável capacidade de negociação".