<span>Visitas Virtuais</span>
Três dias de luto municipal

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, decidiu hoje decretar três dias de luto municipal pela morte do cineasta Manoel de Oliveira. O luto vigorará esta sexta-feira, sábado e domingo. A decisão, que carece de aprovação do Executivo, será posteriormente ratificada, tendo, contudo, sido também consensualizada com os líderes das bancadas da Assembleia Municipal.

Rui Moreira fará uma declaração à comunicação social, hoje, pelas 17 horas, nos Paços do Concelho. (veja em vídeo)

O 106º aniversário de Manoel de Oliveira foi celebrado no Teatro Municipal Rivoli, com a exibição do seu último filme.

Ainda por ocasião do seu 106º aniversário, Manoel de Oliveira foi condecorado pelo Estado Francês, na Casa da Música, cerimónia que decorreu na Fundação de Serralves e a que se associou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Já em 2014, Rui Moreira tinha prestado a sua homenagem a Manoel de Oliveira, perante o próprio, no Auditório Municipal Almeida Garrett, por ocasião das sessões "Imagens do Real Imaginado", do ESMAE (IPP).

Discurso de Rui Moreira na íntegra