Plano Geral Urbanização, 1938-1940

Arqtº Marcello Piacentini

Nasceu em Roma em 1881 e faleceu na mesma cidade em 1960. Trabalhou intensamente em toda a Itália mas foi particularmente em Roma, durante o Fascismo, que realizou obras de maior relevância. Foi professor de Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Università degli Studi di Roma "La Sapienza" até 1955, da qual foi reitor.

Seguindo as orientações do Decreto-Lei 24802 de 21/12/1934 que obrigava as Câmaras Municipais a elaborarem os seus Planos Gerais de Urbanização até ao final de 1939, o Arqtº Marcello Piacentini, juntamente com os seus colaboradores Arqtº Giorgio Calza Bini e o Engº Vicenzo Cívico, foi contratado para a elaboração do Plano Geral de Urbanização do Porto. Esta contratação sofreu, contudo, vários revezes. Por parte da Câmara Municipal não foram executados os inquéritos sugeridos pelo técnico nem foram fornecidas plantas atualizadas de forma a auxiliar a elaboração do trabalho. Da parte do Arqtº Piacentini, verificaram-se atrasos nas entregas dos seus estudos e foram sistematicamente recusadas deslocações ao Porto.