Juventude

Na área da Juventude e no âmbito do programa Apoio e promoção à juventude com uma execução de 157,3 mil euros, concretizaram-se projetos e iniciativas da política municipal de juventude assente nos eixos de Promoção Social, Associativismo e Cidadania; Educação e Formação; Emprego e Empreendedorismo.


No que diz respeito ao Plano Municipal de Juventude do Porto (PMJ) foram realizadas um conjunto de ações que englobaram não só, a devolução à rede de interlocutores dos dados do Diagnóstico da Realidade Social Juvenil do Plano Municipal de Juventude, como a dinamização de focus groups para a elaboração do Plano Anual de Ação, e que contempla a oferta interna e externa em termos de programas, projetos, iniciativas e serviços dirigidos à população jovem. Foi ainda efetuada a apresentação e devolução do PMJ Porto aos membros com assento no Conselho Municipal de Juventude do Porto, interlocutores privilegiados que acompanharam e monitorizaram a evolução do Plano Municipal de Juventude do Porto. Concluíram-se os procedimentos de impressão do Plano e produção do vídeo de cariz informativo e promocional. A coordenação científica foi da responsabilidade do SINClab - Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto.


No que se refere à promoção da Cidade, enquanto destino de excelência para estudar, investigar e trabalhar, deu-se continuidade ao programa Study in Porto com o estabelecimento de uma rede de parceiros institucionais (instituições de ensino superior, associações de jovens e demais entidades que promovem o acolhimento de estudantes internacionais), encontrando-se na fase final a plataforma informática que contribui para aproximar e captar o interesse dos estudantes internacionais e nacionais, e reforçou-se o Porto Acolhe, programa de acolhimento de estudantes estrangeiros, contribuindo para a internacionalização das entidades de ensino superior parceiras deste programa - a Universidade do Porto, a Universidade Católica do Porto e Instituto Politécnico do Porto, e proporcionando um acolhimento de excelência aos estudantes de mobilidade internacional que optam pelo Porto para estudar ou para se especializar.


Destaca-se a participação anual do Gabinete da Juventude na NAFSA, Feira de Educação realizada anualmente nos Estados Unidos, com o intuito de ampliar a dimensão internacional da cidade realçando a qualidade de vida no Porto, evidenciando o ensino de excelência e o nível cultural, histórico e arquitetónico que a distingue; de promover o Porto através da disponibilização de materiais promocionais da cidade e exibição de filmes; e de contribuir para o aumento do número de estudantes Norte Americanos no Porto.


Implementou-se a 4ª edição do Porto de Partida, proporcionando a jovens de Lares de Infância e Juventude e/ou Associações, que desenvolvem trabalho junto de comunidades desfavorecidas da cidade do Porto, a oportunidade de participarem em intercâmbios internacionais e trainings ao abrigo do Programa Erasmus+.
Promoveu-se a Universidade Itinerante do Mar Júnior, com o objetivo de proporcionar a jovens estudantes do ensino pré-universitário uma experiência de formação rica e diversificada, em contexto de mar, num ambiente multidisplinar e em cooperação, tendo em vista despertar vocações para as áreas profissionais conexas. Para financiar a inscrição de jovens e um técnico na UIM Júnior, celebrou-se uma parceria com a Universidade do Porto, o Instituto da Segurança Social, IP- Centro Distrital do Porto e o Centro António Cândido.


No domínio da Promoção Social, Associativismo e Cidadania que compreende, o apoio ao nível técnico e logístico às atividades do movimento associativo jovem e académico de 66 iniciativas e a atribuição de apoio financeiro a projetos, deu-se continuidade ao Plano Local de Capacitação de Jovens e Dirigentes Associativos - Capacita-TE, composto por 8 módulos, com o objetivo de reforçar as aptidões e competências permitindo melhorar a performance associativa, facilitar a transição para o mercado de trabalho e incrementar boas práticas associativas. Neste ano incluiu-se a organização de um Bootcamp. Implementou-se, ainda, a 3ª edição do Debate a Tua Cidade, um projeto participativo por excelência que incita à reflexão, ao debate e à recomendação de ações e medidas de política para a juventude. Deu-se continuidade ao concurso Prémio Porto Jovem, com o objetivo de reconhecer publicamente as boas práticas das associações de jovens.


Disponibilizou-se o apoio ao nível técnico e logístico às iniciativas, eventos e projetos dinamizados pelas associações juvenis, de estudantes, federações, núcleos informais de jovens, entidades com responsabilidade em matéria de juventude tendo sido objeto de apoio 91 solicitações, num universo de 107, durante o ano de 2017, destacando-se as mais relevantes: ESN - Internacional Games; Inspiring Future: Unlimited Future; Associação Juvenil de Ciência - Youth Science Meeting; Dia Internacional da Juventude; U.Dream: Fun Fair; Best Porto: Summer Couse 2017 - Education: Be Parte Of The Next Generations; Conselho Nacional da Juventude - Diálogo Estruturado; Associação Partilha Coragem - Já T' Explico; Tudo Vai Melhorar - Dia Internacional contra a Homofobia, a Bifobia e a Transfobia; Federação Académica do Porto - Queima das Fitas 2017; Federação Académica do Porto - Gala de Desporto 2017; Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens - Encontro Nacional de Associados; Núcleo Rede do Porto - Encontro de Jovens Feministas; Associação de Estudantes do Instituto Ciências Biomédicas de Abel Salazar - Sarau Cultural; Tuna TS - Concerto Contratempo; entre outras.   


Atribuiu-se um apoio à Federação Académica do Porto (FAP) para reforço e financiamento da atividade da FAP Social, contribuindo para consolidar a sua missão de apoiar os jovens do Porto, assente numa metodologia que alia o voluntariado enquanto estratégia associada às políticas de juventude a um dos objetivos da Europa 2020, designadamente o sucesso educativo dos jovens estudantes, em particular em territórios de vulnerabilidade social.


Concedeu-se um financiamento à atividade da Cura+, associação juvenil de voluntariado farmacêutico, para implementação e desenvolvimento dos projetos Porto com + Saúde e + Polimedicação + Segura. O primeiro com o objetivo de sensibilizar os utentes regulares das farmácias aderentes, para que estes contribuam doando um ou mais medicamentos sujeitos a receita médica, e o segundo com o propósito de educar a população polimedicamentada, na sua maioria idosa, no que à segurança e adesão terapêutica diz respeito.


Atribuiu-se um apoio à Associação Arte no Tempo, financiando o projeto Orquestra XXI, uma residência artística que reúne dezenas de jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro, abrindo a oportunidade a jovens estudantes de música da cidade, de tocarem numa formação de elevada qualidade.


Por fim, o projeto Seja Mais Saudável, promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, obteve também um apoio para implementação de uma campanha de educação e promoção de hábitos alimentares saudáveis, junto dos jovens.


Na área da Juventude, Educação e Empreendedorismo, apoiou-se a implementação de projetos de promoção do emprego e empreendedorismo jovem, de feiras de emprego e feiras de informação/orientação sobre o acesso ao ensino superior, e desenvolveu-se o programa Empreende Jovem, em cooperação com a Fundação da Juventude, que prevê ações com incidência no empreendedorismo jovem e que abrangeu sessões de capacitação, roteiros, concursos e formação a jovens desempregados, bem como informação sobre a oferta com interesse para os jovens, numa só plataforma, com atendimento presencial e não presencial.