Centro de Recolha Oficial

A construção do Centro de Recolha Oficial de Animais está adjudicada, aguardando-se que a obra possa iniciar-se no segundo trimestre de 2018, após o visto do Tribunal de Contas. A estrutura, que substituirá o velho canil do Porto, será construída na Travessa de Águas Férreas de Campanhã, numa parcela de terreno que atualmente integra o Viveiro Municipal.

Com esta empreitada a Câmara pretende dotar a cidade de um centro de recolha moderno, com todas as condições para o acolhimento e bem-estar dos animais.

Com o novo complexo, garante-se o aumento das atuais 94 boxes existentes no canil em S. Dinis (perto do Carvalhido) para 220. O projeto do futuro Centro surge no âmbito do Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animas de Cães e Gatos, lançado em 2015 para responder às obrigações legais nesta matéria, bem como à generalidade das recomendações de associações zoófilas, Ordem dos Médicos Veterinários e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Com uma separação física e funcional entre serviços oficiais e de adoção, as futuras instalações terão, naturalmente, melhores condições. Um bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e área de tosquia e higienização são valências contempladas. É de ressalvar que o centro permitirá acolher, sempre que necessário, outras espécies animais.