<span>mapa do sítio</span>
Great Wine Capitals

A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos - Great Wine Capitals, é uma rede formada por dez cidades, nos hemisférios Norte e Sul, que partilham um património económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas reconhecidas internacionalmente.


Trata-se da única rede deste tipo que abarca os designados "Velho" e "Novo" mundos do vinho, servindo a sua existência para promover os intercâmbios turísticos, de educação e de negócios entre as internacionalmente conhecidas regiões vinícolas de Adelaide (Austrália), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Lausanne (Suíça), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco (Estados Unidos da América), Valparaìso (Chile) e Verona (Itália).


Fundada em 1999, a Rede desenvolveu e promoveu vários projetos, iniciativas e programas com o objetivo de alcançar a excelência no enoturismo, negócios, serviços e educação dentro da aliança internacional destas regiões vinícolas.


Principais eventos e iniciativas

Prémios Best Of Wine Tourism
Este concurso internacional foi criado para distinguir os agentes promotores de enoturismo de cada cidade-membro que se distinguiram em termos de excelência das suas infra-estruturas em diferentes categorias: Alojamento, Restauração/ Restaurantes Vínicos, Arquitetura e Paisagens, Arte & Cultura, Experiências Inovadoras de Enoturismo, Serviços de Enoturismo e Práticas Sustentáveis em Enoturismo, proporcionando ao visitante experiências de qualidade. Desde a sua criação, mais de 574 entidades receberam o prémio de entre mais de 3840 candidatos.


Rede de Negócios
Contempla ampla oferta de formação, seminários informativos, fóruns e sessões de degustação. É dado apoio aos negócios para visitas entre cidades-membro.
Conferências sobre investimentos no sector vinícola e iniciativas educacionais sobre o negócio do vinho.
Estas têm regularmente lugar nas assembleias gerais anuais, tratando de matérias que afetam o setor vitivinícola nas suas mais diversas vertentes.


Viagens técnicas exploratórias e/ou comerciais às cidades-membro
A partilha de conhecimento é parte essencial da rede, tal como a ideia de que cada membro pode beneficiar da experiência dos restantes membros e da força que resulta das sinergias dentro da mesma.


Great Wine Capitals Travel Network
A rede facilita as viagens entre as regiões, onde as agências de viagem de cada cidade desenvolvem itinerários gastronómicos e vínicos construídos à medida daqueles que as solicitam. Especialistas em cada cidade são capazes de assegurar a prestação de todos os serviços de viagens para e entre as Capitais de Grandes Vinhedos.


A Rede das Capitais de Grandes Vinhedos propõe-se valorizar a experiência enoturística de todos quantos visitam estas cidades, bem como apoiar as próprias cidades a tirarem o máximo partido da sua cultura, património e localização geográfica excecionais.


Para mais informações, contacte o Secretariado Permanente através do e-mail: gwc@greatwinecapitals.com