<span>Visitas Virtuais</span>
Pormenor - Tronco/Localização
Pormenor - Tronco
Pormenor - Folhas
Faia - Casa do Gólgota

A casa do Gólgota, atualmente inserida no pólo III da Universidade do Porto, é parte integrante da Faculdade de Arquitetura. Esta foi construída no início do século XX, aquando da instalação de muitas famílias estrangeiras na zona do Campo Alegre. A propriedade é orientada a Sul, sendo a casa orientada a Nascente/Poente, com uma vista privilegiada para o rio Douro.


Os jardins de proximidade ao palacete, embora muito alterados pelas obras ali realizadas para a instalação do Pavilhão Carlos Ramos, ainda mantêm muitos dos exemplares arbóreos originais, tais como alguns tulipeiros, eucaliptos, um ácer e camélias. O especial destaque resulta aqui na bela Fagus sylvatica, proposta para classificação, com dimensões raras na cidade e uma arquitetura muito próxima da natural, apesar da alguma influência do edifício adjacente.


Sem sinais de intervenção potencialmente desestruturante ou fonte de fragilidade, surgem como fatores de reforço à classificação proposta, a sua idade (mais de 100 anos) e o caráter histórico inerente ao espaço - por ser a marca de um período passado do Porto, no qual a expansão económica atraiu muitas famílias estrangeiras, que construíram casas com espaços verdes onde dominava um espírito botânico colecionista.


Fagus sylvatica
mais de 100 anos
Publicação de classificação pendente
Via Panorâmica Edgar Cardoso, Casa do Gólgota
Não Municipal
Faia
20.1
20.3
8.6
4.85