Turismo
No Turismo através do programa Dinamizar a oferta e consolidar o crescimento do turismo foram executados 1,2 milhões de euros.

Em 2019, o Município continuou a assumir um papel regulador, dinamizador, agregador e facilitador no funcionamento do setor do turismo na cidade, com especial enfoque nas questões da sustentabilidade, acessibilidade, criatividade e projeção da marca "Porto.".

A tendência de crescimento do turismo no Porto e, consequentemente, no dinamismo económico local e regional, é visível pela afluência aos postos de turismo, que atingiu, em 2019, os 622.715 visitantes. Contando com os canais de acolhimento não presenciais, foram feitos, no total, 644.671 atendimentos.

Em 2019, o Município manteve a direção da Associação de Turismo do Porto, bem como o contrato para a prestação dos serviços de acolhimento e a comercialização do Porto.Card nos postos de turismo, nos iPoints oficiais e no portal oficial de turismo do Porto, cujas vendas ascenderam a 622,4 mil euros.

A aplicação da Taxa Municipal Turística do Porto resultou, em 2019, na cobrança de 15,4 milhões de euros. No final do ano estavam registadas na plataforma da Taxa Municipal Turística 4.059 entidades, abrangendo 91,8% dos empreendimentos registados na Base de Dados do Turismo de Portugal. Para se obter este resultado foram efetuados, no âmbito do Departamento Municipal de Turismo e Comércio, mais de 200 atendimentos presenciais e de 900 atendimentos telefónicos, enviados cerca de 15.000 e-mails e recebidos cerca de 5.000.

Foi também assegurada, em 2019, a revisão do Regulamento Municipal da Taxa Turística, que se afigura, agora, mais ajustado à realidade, volvidos quase 2 anos da sua implementação. Realce-se que, neste ano, foi solicitado ao Turismo de Portugal o registo de 2.006 novos Alojamentos Locais, tendo implicado um esforço significativo municipal para garantir que todos estes novos registos tivessem correspondência na plataforma da Taxa Municipal Turística.

Em 2019 continuou a assistir-se ao crescimento da procura da cidade do Porto para produções audiovisuais. O Município dá resposta a estes pedidos através da Porto Film Commission, cuja missão principal é a divulgação e promoção do Porto na área do cinema e do audiovisual. Neste ano, a Porto Film Commission apoiou 192 produções, com destaque para programas de televisão, spots publicitários, produções de vídeo e longas-metragens. Esteve presente em diversos eventos de relevância no setor, como o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, o Festival Curtas Vila do Conde, o Focus - The Meeting Place for International Production - London e o European Film Market - Mercado Europeu do Filme de Berlim. Para suporte à promoção da cidade, a Porto Film Commission editou em 2019 um booklet com imagens de locais ideais para filmagens e produziu um vídeo institucional da cidade, utilizado em diversos meios, incluindo os festivais internacionais, tendo ganho o 1º Prémio na categoria "Destinos Cinematográficos" e o 1º Prémio na categoria "Film Locations" no festival Art&Tur. Em 2019 procedeu-se, ainda, à alteração do Código Regulamentar do Município do Porto para introdução dos pontos relativos à redução ou isenção das taxas devidas no decurso das produções audiovisuais.

Em articulação com a Direção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal, a Associação dos Amigos dos Caminhos de Santiago e a Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, o Município integrou o grupo de trabalho para a promoção e certificação do Caminho Português da Costa, em conjunto com mais 9 Municípios e com a entidade gestora do Caminho de Santiago, e paralelamente um outro grupo de trabalho para a promoção e certificação do Caminho Português (Central).

Como em anos anteriores, foi assegurada a representação do Município na Assembleia Geral das Great Wine Capitals, que teve lugar em Bordéus, França.

Evidenciando o esforço que o Município dedica à promoção da cidade, foram inseridos, ao longo do ano, 3.556 conteúdos no Portal de Turismo, e distribuídas 1.103.641 unidades de materiais de promoção turística, em resposta a 142 pedidos de apoio a Congressos e Eventos profissionais em que participaram 22.555 pessoas. Para além destes materiais, foram, ainda entregues kits especiais de promoção da cidade aos participantes de 63 Congressos e Seminários de relevância especial.

Dando resposta à necessidade de divulgar temas específicos junto de todos os que visitam e frequentam a cidade, foram concebidas, ao longo do ano, 6 novas brochuras (Museus, Porto., Porto de Tradição, City Breaks, Best Spots e Great Wine Capitals - Enoturismo) e reeditado o mapa oficial da cidade. Foi, ainda, editada uma brochura alusiva aos Caminhos de Santiago.

No âmbito do projeto Vamos Receber à Moda do Porto realizaram-se, durante o ano, ações de formação que abrangeram 83 participantes.

Em 2019 continuou-se o processo de definição das linhas orientadoras para o futuro Observatório de Turismo do Porto, que será criado em 2020 e terá como missão conceber um sistema de informação, estudo, investigação e monitorização da atividade turística e dos demais setores a ela associados.

Deu-se continuidade às respostas aos pedidos de dados estatísticos por parte de entidades diversas, com o objetivo de justificar a aposta do turismo no destino Porto.