<span>legislativas 2019</span>
Pormenor - Folha e tronco
Araucária de Norfolk - Quinta Burmester

A família Burmester tem origem inglesa e está ligada ao vinho do porto, sendo uma das marcas atuais deste produto. Esta foi uma das famílias que se instalou nas novas zonas periféricas de urbanização da cidade no fim do séc. XIX. O jardim foi influenciado pelo movimento Arts and Crafts, sendo que os elementos arbóreos que constituem o espaço foram escolhidos num espírito de colecionismo, em voga na época. O seu traçado sofreu várias alterações ao longo dos anos sendo que, até à atualidade, não só se perdeu uma parte dos jardins como alguns dos caminhos de deambulação que existiam. Nos dias de hoje uma área significativa dos jardins originais é ocupada por um dos edifícios da atual faculdade de ciências - edifício FC6.

Dos exemplares antigos, plantados nesse espírito de colecionismo, destaca-se uma Araucaria heterophylla, que marca o lado direito da entrada da Quinta. Esta é uma árvore relativamente comum na cidade, realçando-se das restantes pela sua altura, localização e ausência de quaisquer sinais de doenças ou marcas de podas.

Araucaria heterophylla
mais de 100 anos