<span>mapa do sítio</span>
Programa Aconchego

O Programa Aconchego, promovido em parceria com a FAP Social, é dirigido a:


- Seniores, com mais de 60 anos, residentes na cidade do Porto, vivam só ou com o cônjuge, e possuam condições na sua residência para o acolhimento de um estudante;


- Estudantes universitários, com idade entre os 18 e os 35 anos, não residentes no Porto e que queiram comprometer-se com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida do sénior.


Este programa, assente numa perspetiva intergeracional, de combate à solidão e isolamento dos seniores, consiste no alojamento de jovens universitários, em habitações de seniores residentes no Concelho do Porto, com a contribuição simbólica em géneros, que podem ser alimentares, para comparticipar no acréscimo de despesas como água, luz e gás. O acompanhamento e avaliação do Programa são da responsabilidade da equipa do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto e da FAP Social.


O Programa Aconchego decorre de acordo com o calendário letivo, durante a semana de segunda a sexta-feira, sendo o período de fim de semana facultativo.
Deste modo, procura-se cumprir o objetivo específico de contribuir para a solução simultânea do problema de solidão dos seniores e de alojamento de jovens universitários.

Contatos
Departamento Municipal de Coesão Social
tel: 22 589 92 60 - dmcs@cm-porto.pt

Federação Académica do Porto
tel: 22 607 63 70 - fapsocial@fap.pt
www.fap.pt