Prémio João de Almada
12-04-2018

O Prémio João de Almada foi criado no final dos anos de 1980 pela Câmara Municipal do Porto com o objetivo de incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico da Cidade, através da atribuição bienal aos melhores exemplos de reabilitação concluídos durante o período de dois anos a que cada edição se refere.


O Prémio foi atribuído pela primeira vez em 1990 e anos houve em que não foi atribuído. Na última edição, foram consideradas obras concluídas entre abril de 2014 e abril de 2017, dado que na edição anterior não tinha havido deliberação do júri por ter sido proposta uma alteração regulamentar. Passaram assim a existir duas categorias do Prémio (para intervenções em edifícios residenciais e em edifícios não residenciais) e todas as candidaturas submetidas em 2016 foram consideradas, acolhendo-se ainda novas candidaturas de obras entretanto terminadas.


Desde a sua criação, o Prémio João de Almada distinguiu a recuperação do Edifício do Círculo Universitário do Porto, obra de Fernando Távora, as obras do Edifício da Ordem dos Arquitectos (Helena Rente, José Carlos Portugal e Tiago Falcão), do Teatro Nacional de S. João (João Carreira), do Teatro Municipal Rivoli (Pedro Ramalho), da Ilha das Aldas (Pedro Mendes), do Edifício na Rua da Cerca, 5-7 (Barbosa & Guimarães), do Palacete Boaventura de Sousa (António Portugal & Manuel M. Reis), do Palácio das Artes (Alfredo Ascensão & Paulo Henriques), da Escola Secundária Clara de Resende (Carlos Prata) e do prédio de rendimento da Fundação Marques da Silva (Francisco Barata, Nuno Valentim e José Luís Gomes).


A edição de 2016/2017 premiou o Palácio do Bolhão (arquitetos José Gigante, João Gomes e M. Fernando Santos), a expansão da Católica Porto Business School (arq. Álvaro Siza Vieira) e a Casa da Boavista (arq.ª Joana Leandro Vasconcelos/Atelier In.Vitro). Houve ainda menções honrosas para os projetos da Igreja e Torre dos Clérigos, da Casa-ateliê José Marques da Silva, da Casa Salabert, do Loft Álvares Cabral e de uma Casa Nossa Senhora de Fátima.


Mais informações:
Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219
4050-240 Porto
telf: 22 605 7000
dmmpc@cm-porto.pt