<span>mapa do sítio</span>
Cidade +
O CIDADEMAIS é um evento anual gratuito que celebra o Ambiente e a Sustentabilidade na cidade. Tem como intuito ampliar a cultura urbana da sustentabilidade ambiental, social e económica através da criação de sinergias entre cidadãos, projectos, instituições, autarquias e empresas que inspiram. É um evento gratuito onde acontecem conferências, sessões de trabalho, oficinas, espetáculos, uma praça empresarial e um mercado.
Tem como cartão-de-visita os espaços que o recebe, os Jardins do Palácio de Cristal e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, locais icónicos da cidade do Porto cuja paisagem natural e cultural ampliam as aspirações deste evento.
Rede de Centros de Educação Ambiental
A atual estratégia de educação para a sustentabilidade de iniciativa municipal, desdobra-se em múltiplos projetos que procuram envolver e mobilizar ativamente os diferentes segmentos-alvos. A "espinha dorsal" desta estratégia assenta na descentralização de atividades pelo Concelho, através da dinamização de um programa diário de ações que têm lugar numa rede municipal de 5 centros de educação ambiental, instalados e apetrechados em espaços naturais privilegiados da Cidade: no Núcleo Rural do Parque da Cidade, no Parque da Pasteleira, no Parque de S. Roque, na Quinta do Covelo e nos Jardins do Palácio de Cristal.

Faça aqui a inscrição  http://cea.cm-porto.pt/.
Rede de Centros de Educação Ambiental
Educação ambiental
A Educação para a Sustentabilidade consiste na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os cidadãos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Esta mudança de atitudes só é possível através da tomada de consciência dos efeitos das atividades humanas no ambiente e das alternativas sustentáveis que podemos adotar.

O Pelouro do Ambiente da Câmara do Porto, através da Divisão Municipal de Gestão Ambiental, desenvolve um trabalho sistemático de informação e envolvimento da população que procura fundamentalmente introduzir preocupações de cidadania e sustentabilidade no processo formativo da comunidade jovem e, em paralelo, criar uma dinâmica de corresponsabilização dos atores locais na aquisição progressiva de uma consciência ambiental coletiva e efetiva.

Educação ambiental
Ambiente em Família
A biodiversidade está por todo o lado e, ao longo de 2020, vamos observá-la, identificá-la e conhecê-la. Desde os líquenes, às árvores, das abelhas aos morcegos, das borboletas às aves, percorreremos a cidade em busca de várias formas de vida. São 25 atividades para participar em família ou a solo, destinadas a curiosos e aventureiros.

Observação de fauna | Identificação de flora | Experiências gastronómicas | Percursos Interpretativos
Oficinas práticas | Observações astronómicas | Debates

Estas atividades são gratuitas, sujeitas a pré-inscrição. Os participantes com idades entre os 6 e os 14 anos devem participar sempre na companhia de um adulto.
Consulte o programa completo no anexo abaixo e efetue a sua inscrição aqui.
NOTA: as inscrições são efetuadas sessão a sessão.
Para mais informações dm.gestaoambiental@cm-porto.pt.