Manuel Pizarro

PARTIDO SOCIALISTA

(Vereador sem pelouro)



Nasceu em Coimbra, em 1964, mas morou sempre no Porto e, desde os 2 anos de idade, na freguesia de Ramalde.


Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.P. é especialista em Medicina Interna, tendo participado na criação da Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina do Hospital de S. João, de que foi coordenador adjunto.


Tem trabalho científico publicado na área da hipertensão arterial e das doenças auto-imunes. É membro da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e do Conselho Português de Ressuscitação.


Foi assistente da cadeira de Prática Clínica, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.


Foi fundador da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e presidente da sua direcção entre 1986 e 1990.

Foi fundador da Federação Nacional das Associações Juvenis Locais, a cuja Assembleia Geral presidiu até 2002.


Foi sucessivamente eleito para a Assembleia de Freguesia de Ramalde entre 1989 e 2001.


Foi membro da Junta de Freguesia de Ramalde entre 1998 e 2001.


Entre 2002 e 2005 foi membro da Assembleia Municipal do Porto. 


Entre 2005 e 2008 foi vereador da Câmara Municipal do Porto.


Em 2005 foi eleito deputado à Assembleia da República (Xª Legislatura), tendo-se destacado na Comissão de Saúde e, em particular, na aprovação da Lei sobre a Procriação Medicamente Assistida.


Foi Secretário de Estado da Saúde do XVII Governo Constitucional e Secretário de Estado Adjunto e da Saúde no XVIII Governo Constitucional.


Representa o Município do Porto no Conselho Fiscal do IPATIMUP e na Plataforma Territorial Supraconcelhia do Grande Porto e Tâmega.