Rui Moreira

RUI MOREIRA: PORTO, O NOSSO PARTIDO

(Presidente da Câmara)



Rui de Carvalho de Araújo Moreira nasceu no Porto a 8 de Agosto de 1956.


Frequentou o Colégio Alemão do Porto e o Liceu Nacional Garcia de Orta e licenciou-se em gestão de empresas pela Universidade de Greenwich (Londres, Inglaterra), em 1978, tendo obtido nesse ano o prémio de melhor aluno do curso.


Regressado a Portugal e à sua cidade natal, evidenciou-se como uma voz ativa na defesa dos interesses da cidade do Porto e da Região Norte, organizando e participando em conferências sobre o tema e escrevendo na imprensa, onde foi cronista habitual. Foi também comentador político em várias estações televisivas.
Foi velejador internacional, tendo vários títulos de campeão nacional em seniores e juniores em várias classes. Foi membro do Conselho Consultivo do Futebol Clube do Porto.


Em 2001, foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo que exerceu até 2013. Paralelamente, tem exercido diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior na Universidade do Porto e na Universidade Católica.


Rui Moreira liderou uma candidatura independente à Câmara Municipal do Porto, tendo sido eleito a 29 de setembro de 2013. Tomou Posse como Presidente da Câmara Municipal do Porto a 22 de outubro de 2013.


Em 2017, recandidatou-se à presidência deste Município, novamente com uma candidatura independente. Em eleições autárquicas realizadas no dia 1 de outubro deste ano, o movimento "Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido" venceu com maioria absoluta. Reconduzido no cargo, Rui Moreira tomou posse como Presidente da Câmara Municipal do Porto para o mandato 2017-2021 em 25 de outubro de 2017.
  


ASSISTA AO DISCURSO DE TOMADA DE POSSE