Plano Geral Urbanização, 1940-1942

Arqtº Giovanni Muzio

Arquiteto italiano, nasceu em Milão a 12 de Fevereiro de 1893 e faleceu na mesma cidade a 21 de Maio de 1982. Foi o autor mais representativo do movimento artístico "novecentos" e da corrente tradicionalista italiana dos anos 20 e 30 do século XX que rivalizava com o racionalismo.

No ano de 1940, o Arqtº Giovanni Muzio foi convidado para consultor urbanista da Câmara Municipal do Porto, com a missão de concluir os trabalhos desenvolvidos pelo seu antecessor Arqº Marcello Piacentini. De acordo com o Decreto-Lei 24802 de 21/12/1934, era necessário organizar esses trabalhos recorrendo à estrutura formal de um Plano Geral de Urbanização. No entanto não foi possível formalizar um plano integral para a cidade. Foram desenvolvidos uma série de estudos ao nível do edificado, de alinhamentos e da regularização de cérceas. O trabalho focalizou-se na área do Campo Alegre, mais propriamente na atual zona de implantação da Ponte da Arrábida. O sistema viário assentava em eixos Norte-Sul, Nascente-Poente e numa rede viária complementar.