Plano Diretor Municipal
O Plano Diretor Municipal - PDM, é um instrumento fundamental na gestão municipal, que define a estratégia de desenvolvimento e o modelo territorial, bem como as principais opções quanto à localização de equipamentos e de infraestruturas.

O PDM do Porto em vigor foi publicado a 3 de fevereiro de 2006 e encontra-se nesta altura a ser revisto. O novo PDM, que está agora em preparação, irá conter a visão para a organização espacial da cidade para os próximos anos.

Para além de estudos e de reflexões que serão levadas a cabo por técnicos e especialistas, revela-se fundamental para o desenvolvimento do novo plano, a participação ativa dos diferentes atores locais e da população em geral, bem como uma articulação estreita com os municípios vizinhos.

Só assim será possível construir um projeto coletivo para o futuro da cidade, definir uma estratégia e um programa de implementação que promovam a qualidade de vida dos cidadãos e contribuam para reforçar a sua competitividade e afirmação num contexto globalizado.