Maria José Azevedo


O Senhor Presidente e o Executivo da Câmara Municipal do Porto (CMP) entenderam, por bem, que fosse a nova Provedora da Munícipe, para o próximo quadriénio, sucedendo, assim, ao Sr. Professor Marques dos Santos.


Portuense por adoção e por vocação, a minha ligação a esta cidade reforçou-se com a minha passagem, há mais de 20 anos, pela CMP como Vereadora e renova-se com o meu envolvimento neste novo projeto, como Provedora do Munícipe. 


Inicia-se assim um novo ciclo. Perante a honra da escolha e a responsabilidade do cargo comprometo-me a defender, com determinação, os direitos fundamentais dos munícipes promovendo a ligação entre os cidadãos e órgãos, serviços e empresas municipais, para que, por via informal, se possa prevenir e/ou reparar eventuais injustiças.

A provedora não administra nem executa. Exige-se que efetue uma vigilância constante face ao que concretamente vai ocorrendo; eficácia na resposta aos pedidos dos cidadãos; informação necessária para prevenir, precaver e – se for caso disso – ajudar a reparar.

Os munícipes podem contar com alguém que é independente da estrutura da Câmara Municipal do Porto, estando disponível para ouvir as necessidades de todos aqueles que vivem na cidade, recebendo as suas reclamações, queixas e solicitações, sempre que considerem que foram alvo de um tratamento menos adequado por parte dos órgãos, serviços e das empresas municipais. 


Acredito na nossa capacidade para mobilizar vontades, mas para tal contamos, evidentemente, com os nossos parceiros naturais e indispensáveis nesta causa, isto é, com os serviços municipais.

Mas asseguro que procurarei conjugar os interesses de todos, tendo sempre em mente a procura do bem-estar dos munícipes.


O munícipe será sempre o ponto de partida e de chegada da nossa ação, no pressuposto de que há sempre um último recurso na defesa e respeito dos seus direitos.


2021
Clique no ficheiro para fazer o download