Cartas Históricas Interativas do Porto

Com o objetivo de contribuir para um melhor conhecimento da evolução urbana da cidade ao longo dos tempos, o projeto Cartas Históricas Interativas do Porto, desenvolvido sobre uma base SIG potenciadora da interpretação espacial da evolução do território construído, disponibiliza a visualização cronológica de documentos históricos da cidade do Porto.

Esta base SIG dispõe de uma identidade própria inspirada na cartografia de época pontualizando, necessariamente, as datas cartografadas de pequenas correções e ajustamentos balizadas no conhecimento e rigor cartográfico atuais. Respeitando a cronologia da cartografia inspiradora, são ainda associados documentos conservados em arquivo.

O projeto encontra-se em permanente evolução, disponibilizando na sua fase inicial a cartografia da área da cidade circunscrita ao tecido construído do casco histórico do Porto baseada no seguinte documento inspirador:

- Planta Topográfica da Cidade do Porto, 1892

Augusto Gerardo Teles Ferreira, à escala 1/500

Encomendada pela Câmara Municipal do Porto com a finalidade de servir como instrumento de planeamento urbanístico, é considerada o primeiro levantamento cartográfico científico que disponibiliza um retrato rigoroso da cidade no final do século XIX. Esta planta disponibiliza pela primeira vez o registo cadastral suportando, posteriormente, toda uma constante evolutiva na gestão do território urbano. São igualmente disponibilizadas as plantas à escala 1/2500 e 1/5000 da mesma autoria.

Para uma melhor navegação na aplicação, são disponibilizados em "Ferramentas / Ajuda" breves filmes introdutórios às diversas pesquisas de informação possíveis.

Cartas Históricas Interativas do Porto