A promoção do programa de Bem-Estar da Saúde, no contexto profissional, permite dotar os trabalhadores com conhecimentos e recursos que permitam melhorar a sua saúde e a sua capacidade de resistir a riscos psicossociais.
Assim, a promoção de medidas de bem-estar é uma linha estratégia do Município que permite, para além do impacto na motivação, satisfação e bem-estar dos trabalhadores, constituir um retorno para o Município a nível de melhorias no desempenho e na produtividade.
O Programa de Bem-Estar está assente em três eixos de intervenção: Bem-Estar Individual, Contexto Relacional e Condições Físicas, procurando desta forma:
- Fomentar o bem-estar e satisfação no trabalho;
- Que estes adotem hábitos de vida saudáveis;
- Dinamizar práticas de segurança e saúde;
- Potenciar competências para trabalho em equipa;
- Melhorar a coesão das equipas e a produtividade;
- Reforçar o compromisso destes com o Município;
- Contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade.
Como reforço deste Programa e das Politicas de gestão de Pessoas foi definido como estratégico o reforço da promoção das medidas de conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.
A certificação, no âmbito da NP 4552:2016, pretende assim consolidar as práticas existentes e promover novas medidas de conciliação a implementar a curto, médio e longo prazo, resultantes do envolvimento e auscultação dos Trabalhadores, Familiares e demais Partes Interessadas.
Com as medidas de conciliação pretende-se proporcionar um maior equilíbrio entre as vertentes profissional e familiar, de forma a contribuir para o aumento da motivação, da satisfação e do bem-estar dos Trabalhadores.
A implementação de um sistema integrado, que contemple as várias dimensões da vida dos Trabalhadores, contribui assim diretamente para a sua motivação, compromisso, saúde física e mental e indiretamente para o aumento da produtividade, redução do absentismo e retenção do talento.