Linha Porto. 220 100 220

A Linha Porto. 220 100 220 é um canal único, simples e direto de contacto entre munícipes e Município. Através deste canal, os cidadãos podem obter informações, esclarecer dúvidas sobre procedimentos administrativos e reportar ocorrências. Esta linha está enquadrada na visão estratégica do Gabinete do Munícipe de Nova Geração e engloba, para além do urbanismo e de outras áreas de competência municipal, áreas da competência da Águas e Energia do Porto e da Porto Ambiente.

A Linha Porto. funciona em horário alargado, de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas.

O QUE É?

É o canal de atendimento telefónico do Município do Porto, que através de um número único, de fácil memorização, garante o tratamento direto e integrado de vários assuntos de competência municipal.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA LINHA PORTO.?

Com a Linha Porto. os dias em que havia um número para ligar para a Câmara Municipal do Porto, outro para a Águas e Energia do Porto, e ainda outro para assuntos da responsabilidade da Porto Ambiente, fazem agora parte do passado. Agora temos «a cidade ligada a um número».

QUE ASSUNTOS POSSO TRATAR NA LINHA PORTO.?

Na Linha Porto. pode:

- obter informações sobre procedimentos administrativos;

- conhecer o ponto de situação dos seus processos;

- reportar ocorrências;

- apresentar pedidos de serviço;

- obter informações úteis de cidade.

QUANDO LIGO PARA A LINHA PORTO. QUAIS AS OPÇÕES DISPONÍVEIS?

Ao ligar para a Linha Porto. vai ouvir 3 opções:

1. Urbanismo

2. Águas e Energia do Porto

3. Reportar uma ocorrência ou tratar de assuntos relativos a outras áreas de competência municipal.

QUE ASSUNTOS POSSO TRATAR NA OPÇÃO 1 - URBANISMO?

Nesta opção pode:

- obter informações sobre licenciamento urbanístico;

- obter informações sobre alojamento local;

- saber o andamento dos processos;

- marcar reuniões técnicas;

- marcar consulta de processos.

QUE ASSUNTOS POSSO TRATAR NA OPÇÃO 2 - ÁGUAS E ENERGIA DO PORTO?

Nesta opção pode tratar de assuntos da Águas e Energia do Porto, designadamente:

- comunicar avarias de água, saneamento ou águas pluviais;

- obter informações sobre licenciamento ou fornecimento de água;

- esclarecer dúvidas sobre faturação;

- comunicar leituras de água;

- reportar uma ocorrência no espaço público relacionada com iluminação.

QUE ASSUNTOS POSSO TRATAR NA OPÇÃO 3 - REPORTAR UMA OCORRÊNCIA OU TRATAR DE ASSUNTOS RELATIVOS A OUTRAS ÁREAS DE COMPETÊNCIA MUNICIPAL?

Nesta opção pode:

- obter informações sobre como instruir o seu pedido nas diferentes áreas de competência municipal: ocupação de espaço público; publicidade; festividades e divertimentos públicos; atividades ruidosas; execuções fiscais e contraordenações; feiras e mercados; taxa turística; registo de cidadão comunitário SEF; emissão de certidões/ fotocópias; marcação de vistorias/ inspeções; estacionamento ou cemitérios;

- solicitar a recolha de objetos fora de uso e de resíduos verdes, de construção e demolição;

- saber o andamento dos seus processos;

- marcar reuniões técnicas;

- agendar a consulta de processos;

- reportar uma ocorrência no espaço público, relacionada com higiene ou limpeza, manutenção, animais, e sinalização;

- solicitar o serviço de apoio ao consumidor.

O QUE NÃO POSSO TRATAR NA LINHA PORTO.?

De fora do âmbito da nova linha municipal ficam as emergências (112, Bombeiros, Polícia Municipal ou Proteção Civil), os assuntos relativos a equipamentos culturais e desportivos (como bibliotecas, museus, teatros ou piscinas), as questões dos inquilinos municipais, fornecedores e contactos institucionais.

SE NÃO QUISER AGUARDAR PARA SER ATENDIDO, DEVOLVEM-ME A CHAMADA?

Sim. Se deixar o seu contacto a chamada é devolvida no próprio dia.

QUAL A RAZÃO DE AS CHAMADAS SEREM GRAVADAS NA LINHA PORTO.?

As chamadas são gravadas para efeito de monitorização da qualidade do serviço.

As chamadas são apagadas ao fim de dois meses, sendo cumpridas todas as regras relativas ao Regulamento Geral de Proteção de Dados.

QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA LINHA PORTO.?

A Linha Porto. funciona todos os dias úteis, das 9h00 às 19h00.

Para reporte de avarias de água, saneamento e águas pluviais e para comunicação da leitura de água, a linha funciona 24 horas, 7 dias por semana.

COMO POSSO SABER MAIS?