Ouvir
Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa

O Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa – PPALP insere-se na medida educativa dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE, configurando a candidatura apresentada pelo Município do Porto em parceria com o Instituto Politécnico do Porto – IPP ao Programa Operacional NORTE 2020.


O PPALP desenvolve-se desde outubro de 2018 em todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da cidade. O projeto reúne duas ações: Centro de Investigação e Intervenção na Leitura – CiiL e A Falar é que a Gente se Entende. O seu objetivo, entre outros, centra-se no combate precoce das dificuldades de aprendizagem da leitura, no desenvolvimento de competências pré-leitoras e leitoras e no reforço da aprendizagem da língua materna.


A intervenção ao nível dos 5 anos e do 1º CEB tem um enquadramento lúdico no trabalho da consciência fonológica, onde a participação da mascote “Falaroco” despoleta a dinamização de jogos, conciliando ambientes de trabalho em mesa redonda e trabalho em grupo mais alargado, com suportes virtuais que entusiasmam as crianças e lhes favorecem novas competências, facilitadoras na aprendizagem da leitura.


Tem papel de relevo a equipa de técnicos especializados, de natureza multidisciplinar, composta por psicólogos(as), terapeutas da fala, e professores(as) do ensino básico, capacitados para o desenvolvimento de competências pré-leitoras e leitoras ─ numa ação inserida nas escolas e com atuação junto dos alunos(as) com dificuldades de aprendizagem. Nesta perspetiva, realça-se o investimento da ação CiiL nos alicerces, ou seja, na qualidade da educação pré-escolar e dos primeiros dois anos do ensino básico, valorizando dispositivos de alerta e intervenção precoce junto das crianças/alunos(as).


Não se pretende com este projeto uma sobreposição ao trabalho desenvolvido pelas escolas, mas sim um trabalho complementar e colaborativo. Importa salientar a implementação da ação - A Falar é que a Gente se Entende, dirigida aos discentes do 7º ano do 3º CEB e 10º ano do ES. Esta ação, proporciona experiências inovadoras ao criar laboratórios de intervenção na língua materna, através de formatos e técnicas criativas, para que seja desenvolvida a capacidade da expressão escrita e oral.


Até ao ano letivo de 2019/20, estiveram envolvidos no projeto cerca de 1750 alunos(as) de vários níveis de ensino. Prevê-se com o final desta operação com prorrogação até 2022, diminuir a taxa de retenção e desistência em 30% e reduzir a taxa de insucesso escolar em 12%.